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Tecnologias Imersivas no Ensino de Astrobiologia

1º lugar

Resumo do projeto

As tecnologias imersivas vêm evoluindo e influenciando as formas de interação humana. Nesse cenário, o desenvolvimento de Ambientes Imersivos pode contribuir com a educação, propiciando a universalidade do acesso, o desenvolvimento da Alfabetização Científica e das habilidades e competências da BNCC e do ENEM. Além disso, práticas dessa natureza podem promover o letramento digital, o senso crítico e contribuir com o desenvolvimento da autonomia. Isto posto, o objetivo deste projeto é desenvolver um Ambiente de Alta Imersão e verificar potencialidades e desafios de seu uso no ensino de Astrobiologia. Para isso, dividimos a metodologia em três fases. Na primeira delas, a Abordagem Pedagógica, fizemos um levantamento dos conceitos de Astrobiologia abordados no Ensino Básico que pudessem servir de base para o desenvolvimento do ambiente virtual. Como resultado, encontramos 28 conceitos e 34 habilidades e competências relacionadas com a temática. A segunda fase foi responsável pelo Planejamento do Ambiente. Nesse momento, desenvolvemos um documento específico para o design de Ambientes Imersivos, o IDD, baseado em Game Design Documents (GDD) de jogos, além de uma versão específica do IDD para o projeto. Com base no documento, iniciamos o Desenvolvimento do Ambiente (fase 3) no motor Unreal Engine. Como resultado, definimos os conteúdos a serem abordados na experiência e fizemos o universo narrativo: uma espaçonave e planetas com diferentes terrenos gerados processualmente por meio do algoritmo Marching Cubes e de funções que utilizam Ruídos de Perlin, implementados via C++. Ademais, desenvolvemos a interação e locomoção em Realidade Virtual nos Blueprints do Unreal. Posteriormente, criamos modelos de um alienígena e de uma molécula de DNA, desenvolvidos no aplicativo Medium, e uma chave de boca feita no software Blender. Até agora, os resultados mostram que o desenvolvimento imersivo é viável e pode trazer contribuições interessantes para o Ensino de Ciências. Palavras-chave: Tecnologia, Educação, Realidade Virtual, Ensino por Investigação, Astrobiologia

Alunos

Henrique Rodrigues Hissa Amorim

Orientadores

Tiago Bodê
Sandra Maria Rudella Tonidandel

Instituição

FeNaDANTE – Feira Nacional de Ciência e Tecnologia – Colégio Dante Alighieri
  SP –
  Brazil

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Nícolas Borges
Nícolas Borges
3 anos atrás

Excelente projeto! Espero que gere muitos frutos e impacte nossa sociedade!

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Alunos

Henrique Rodrigues Hissa Amorim

Orientadores

Tiago Bodê
Sandra Maria Rudella Tonidandel

Instituição

FeNaDANTE – Feira Nacional de Ciência e Tecnologia – Colégio Dante Alighieri
  SP –
  Brazil

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