Desde os primórdios da colonização da América, os indígenas foram doutrinados,
escravizados, massacrados e sua cultura foi tida como inferior. Por questões de
sobrevivência, cederam à aculturação que, até então, ocorre, sucedendo-se
cotidianamente e, muitas vezes, passando despercebida pela sociedade como um todo.
As tribos estudadas no presente artigo, localizadas nas cidades rio-grandenses de
Erechim e Farroupilha, são de origem Kaingangue, grupo esse, descendente do tronco
linguístico Macro-Jê e cuja presença no Sul do país é registrada há cerca de dois
séculos. A luta incansável pelo reconhecimento de seus direitos, sua ancestralidade e
o contexto social em que estão inseridos, são as maiores semelhanças encontradas
entre essas tribos. Contudo, elas apresentam inúmeras diferenças sendo estas,
políticas, econômicas, religiosas, educacionais e sociais, provenientes da interferência
biológica, tecnológica ou do local de habitação em que se encontram. A tribo
erechinense, graças ao Programa de Inserção e Permanência Indígena, idealizado pelo
Universidade Federal da Fronteira Sul, apresenta maior índice de escolaridade quando
se trata de ensino Superior, enquanto, na tribo farroupilhense, excepcionais (se não
nulos), são os casos de indígenas graduados. Economicamente, ambas as tribos
utilizam da agricultura de subsistência e do artesanato para garantir seu sustento.
Socialmente, são povos de mesma ancestralidade que, contudo, mostram-se
extremamente diferentes entre si. Hábitos, modo de viver e culturas, em geral, são os
principais variantes das respectivas tribos. Como métodos tecnológicos, foram
efetuadas pesquisas bibliográficas, entrevistas e questionários virtuais, objetivando
conhecer os povos econômica, educacional e socialmente. Como resultados, notou-se
que Erechim, economicamente voltada à produção agrícola e fabril, caracteriza-se pela
escolarização e socialização de indígenas mais acentuados, e Farroupilha, cidade
economicamente voltada ao setor industrial, especificamente têxtil, caracteriza-se por
maior desenvolvimento econômico dos nativos. De fato, a tribo erechinense é
reconhecida pela presença de indígenas na graduação, porém o mesmo não ocorre em
Farroupilha. Social e economicamente, as tribos estagnaram no tempo. Com isso, a
hipótese que afirmava a positividade da inserção destes povos na sociedade foi
refutada. Percebeu-se a existência de muitos projetos que buscam a interação da
população indígena com a não-indígena, contudo grande maioria resulta na sua
aculturação, levando as pesquisadoras a concluir que nenhum dos processos sofridos
pelas tribos foi benéfico para sua preservação, como esperado.
Palavras chave: Indígena, Kaingangues, Erechim, Farroupilha, Desenvolvimento,
Socioeconômico, Educação.
Ótimo projeto
Tema muito interesse, adorei!
Muito bom o trabalho,gostei muito
Parabéns gurias, ótimo trabalho
Projeto muito bem conduzido! Parabéns!
Parabéns, ótimo projeto!
Muito interessante. Parabéns.
Delícia de projeto, cara
Que projeto lindo! Parabéns!
muito bacana o projeto. Precisamos estudar e apoiar os indígenas.
Parabéns pelo tema! Muito relevante e atual, ainda que seja de longa data! 😉
Muito bom
Excelente, garotas!
Parabéns meninas 👏👏👏
Bem interessante!Estão de parabéns pelo trabalho
Ótimo trabalho! Parabéns grupo!!
Parabéns a essas meninas maravilhosas que tem sede de novos conhecimentos! Laurinha, minha ex maravilhosa aluna, sempre arrasando!
Muito pertinente a reflexão gerada por este trabalho. É grave a sua conclusão: “Percebeu-se a existência de muitos projetos que buscam a interação da população indígena com a não-indígena, contudo grande maioria resulta na sua aculturação, levando as pesquisadoras a concluir que nenhum dos processos sofridos pelas tribos foi benéfico para sua preservação”. Este é um problema que a sociedade precisa resolver.
Parabéns gurias!
Importante pesquisar e estudar sobre nosso passado, para entender o presente e pensar um futuro melhor!
Boa tarde! Meu nome é Guilherme C. Biazus de Flores da Cunha – RS
Em primeiro reconheço no trabalho das meninas o objetivo claro de esclarecimento e apresentação do Indígena sua cultura, costumes e socialização bem como as dificuldades.
nota 10
Parabéns! Muito bom trabalho!
Muito boa iniciativa, o conhecimento sobre o contexto nos fornecerá elementos para promovermos ações voltadas ao bem de todos.