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ESTUDO COMPARATIVO DOS DESENVOLVIMENTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS INDÍGENAS NAS TRIBOS DOS KAINGANG (FARROUPILHA) E CAINGANGUES (ERECHIM), ENTRE OS ANOS DE 1930 E 2020

Resumo do projeto

Desde os primórdios da colonização da América, os indígenas foram doutrinados, escravizados, massacrados e sua cultura foi tida como inferior. Por questões de sobrevivência, cederam à aculturação que, até então, ocorre, sucedendo-se cotidianamente e, muitas vezes, passando despercebida pela sociedade como um todo. As tribos estudadas no presente artigo, localizadas nas cidades rio-grandenses de Erechim e Farroupilha, são de origem Kaingangue, grupo esse, descendente do tronco linguístico Macro-Jê e cuja presença no Sul do país é registrada há cerca de dois séculos. A luta incansável pelo reconhecimento de seus direitos, sua ancestralidade e o contexto social em que estão inseridos, são as maiores semelhanças encontradas entre essas tribos. Contudo, elas apresentam inúmeras diferenças sendo estas, políticas, econômicas, religiosas, educacionais e sociais, provenientes da interferência biológica, tecnológica ou do local de habitação em que se encontram. A tribo erechinense, graças ao Programa de Inserção e Permanência Indígena, idealizado pelo Universidade Federal da Fronteira Sul, apresenta maior índice de escolaridade quando se trata de ensino Superior, enquanto, na tribo farroupilhense, excepcionais (se não nulos), são os casos de indígenas graduados. Economicamente, ambas as tribos utilizam da agricultura de subsistência e do artesanato para garantir seu sustento. Socialmente, são povos de mesma ancestralidade que, contudo, mostram-se extremamente diferentes entre si. Hábitos, modo de viver e culturas, em geral, são os principais variantes das respectivas tribos. Como métodos tecnológicos, foram efetuadas pesquisas bibliográficas, entrevistas e questionários virtuais, objetivando conhecer os povos econômica, educacional e socialmente. Como resultados, notou-se que Erechim, economicamente voltada à produção agrícola e fabril, caracteriza-se pela escolarização e socialização de indígenas mais acentuados, e Farroupilha, cidade economicamente voltada ao setor industrial, especificamente têxtil, caracteriza-se por maior desenvolvimento econômico dos nativos. De fato, a tribo erechinense é reconhecida pela presença de indígenas na graduação, porém o mesmo não ocorre em Farroupilha. Social e economicamente, as tribos estagnaram no tempo. Com isso, a hipótese que afirmava a positividade da inserção destes povos na sociedade foi refutada. Percebeu-se a existência de muitos projetos que buscam a interação da população indígena com a não-indígena, contudo grande maioria resulta na sua aculturação, levando as pesquisadoras a concluir que nenhum dos processos sofridos pelas tribos foi benéfico para sua preservação, como esperado. Palavras chave: Indígena, Kaingangues, Erechim, Farroupilha, Desenvolvimento, Socioeconômico, Educação.

Alunos

Gabriela Priscila da Silva
Laura Elizama Silveira Calgaro
Manuela Teles da Roza

Orientadores

Deise Angelica Pasquali
Beatriz Catharina Messinger Bassotto

Instituição

Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul – CETEC
Caxias do Sul /
  Caxias do Sul –  
  RS –
  Brasil

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Diogo borba
Diogo borba
4 anos atrás

Ótimo projeto

3+
Nicole Peyrot
Nicole Peyrot
4 anos atrás

Tema muito interesse, adorei!

3+
Eva Mendes da Silva
Eva Mendes da Silva
4 anos atrás

Muito bom o trabalho,gostei muito

1+
Myllena Variani
Myllena Variani
4 anos atrás

Parabéns gurias, ótimo trabalho

1+
Felipe T Zobaran
Felipe T Zobaran
4 anos atrás

Projeto muito bem conduzido! Parabéns!

1+
Marilita Calgaro Scapinelo
Marilita Calgaro Scapinelo
4 anos atrás

Parabéns, ótimo projeto!

1+
Liberal
Liberal
4 anos atrás

Muito interessante. Parabéns.

1+
Jailson Mendes
Jailson Mendes
4 anos atrás

Delícia de projeto, cara

1+
Junia
Junia
4 anos atrás

Que projeto lindo! Parabéns!

1+
Ana
Ana
4 anos atrás

muito bacana o projeto. Precisamos estudar e apoiar os indígenas.

1+
Alexandre
Alexandre
4 anos atrás

Parabéns pelo tema! Muito relevante e atual, ainda que seja de longa data! 😉

0
Stefani Isoton
Stefani Isoton
4 anos atrás

Muito bom

1+
Tieni Rigotto
Tieni Rigotto
4 anos atrás

Excelente, garotas!

0
Marice Ribeiro
Marice Ribeiro
4 anos atrás

Parabéns meninas 👏👏👏

0
Simone
Simone
4 anos atrás

Bem interessante!Estão de parabéns pelo trabalho

0
Isabella Vanelli
Isabella Vanelli
4 anos atrás

Ótimo trabalho! Parabéns grupo!!

0
Marcia Stuani
Marcia Stuani
4 anos atrás

Parabéns a essas meninas maravilhosas que tem sede de novos conhecimentos! Laurinha, minha ex maravilhosa aluna, sempre arrasando!

0
Rose Brogliato
Rose Brogliato
4 anos atrás

Muito pertinente a reflexão gerada por este trabalho. É grave a sua conclusão: “Percebeu-se a existência de muitos projetos que buscam a interação da população indígena com a não-indígena, contudo grande maioria resulta na sua aculturação, levando as pesquisadoras a concluir que nenhum dos processos sofridos pelas tribos foi benéfico para sua preservação”. Este é um problema que a sociedade precisa resolver.

0
Ribeiro
Ribeiro
4 anos atrás

Parabéns gurias!
Importante pesquisar e estudar sobre nosso passado, para entender o presente e pensar um futuro melhor!

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Guilherme C. Biazus
Guilherme C. Biazus
4 anos atrás

Boa tarde! Meu nome é Guilherme C. Biazus de Flores da Cunha – RS
Em primeiro reconheço no trabalho das meninas o objetivo claro de esclarecimento e apresentação do Indígena sua cultura, costumes e socialização bem como as dificuldades.
nota 10

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Rosélia da Silva
Rosélia da Silva
4 anos atrás

Parabéns! Muito bom trabalho!

0
HELOISA SANTINI
HELOISA SANTINI
4 anos atrás

Muito boa iniciativa, o conhecimento sobre o contexto nos fornecerá elementos para promovermos ações voltadas ao bem de todos.

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