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Ensinando teias alimentares de uma forma lúdica

Resumo do projeto

Os videogames são uma popular forma de entretenimento usada por todas as faixas etárias, e inclusive gerando vários empregos e movimentando bilhões de dólares todo ano. Porém ainda existe um grande preconceito contra os jogos. Eis que surge a ideia de gamificação, um método com o intuito de facilitar o aprendizado através da implementação do tema estudado a um jogo. De acordo com PRODES (2023), a taxa de desmatamento da Amazônia legal em 2021 foi a maior desde 2006, dessa forma, o ensino de ecologia torna-se necessário, pois assim os alunos seriam conscientizados sobre o delicado equilíbrio de ecossistemas. O tema desmatamento está diretamente ligado com teias alimentares, pois, as plantas estão na base das cadeias alimentares e sustentam todo o ecossistema, e quando são removidas, afetam de baixo para cima toda a pirâmide trófica, fenômeno conhecido como cascata trófica (RICKLEFS; RELYEA, 2016). Feitas essas colocações, surge o questionamento: Será que os desequilíbrios nos ecossistemas e suas consequências poderiam ser melhor compreendidos por estudantes de ensino fundamental e médio com o uso de jogos eletrônicos? Este projeto tem por objetivo criar um jogo eletrônico para auxiliar professores a ensinar o tema “teias alimentares” a alunos do ensino médio, de forma aprofundada e criativa. Para realizar este trabalho, primeiramente foi feita uma pesquisa bibliográfica com vários materiais sobre gamificação, suas vantagens, o conceito das teias alimentares e a importância do ensino destas. Depois ainda foi necessário estudar programação em Unity e a linguagem de programação C#. A ‘engine’ de jogos Unity foi escolhida por, além de ser uma das mais populares para criação de jogos eletrônicos atualmente, também é bem menos limitada do que o Construct 2. O jogo é ambientado numa floresta, e o jogador é apresentado a uma teia alimentar já pronta, e tem como objetivo mantê-la equilibrada contra os problemas que ocorrerem aleatoriamente durante a partida. Para fazer isso, o jogador pode apenas adicionar na teia novas criaturas de sua escolha, num “cardápio” disponível. No jogo, é também levado em conta que diferentes criaturas possuem e requerem diferentes quantidades de biomassa, e também possuem diferentes velocidades de reprodução, tudo isso fixado nos atributos de cada criatura. Cada partida do jogo tem um tempo de cinco minutos, é considerado como sucesso se ao final do tempo todas as espécies da teia original ainda estiverem vivas, e um fracasso, se uma delas estiver extinta da teia. Para deixar o jogo mais desafiador, a cada nível completado as teias iniciais ficam mais complexas, as tornando mais difíceis.

Alunos

João Marcos Barczysczyn Vilhanueva
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Orientadores

Vanderlei Berto Júnior

Instituição

Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Ponta Porã
Ponta Porã /
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Olga Barczysczyn Vilhanueva
Olga Barczysczyn Vilhanueva
1 ano atrás

É um assunto muito importante para a educação ambiental e sustentabilidade do nosso planeta, além disso foi muito bem feito!

2+
Ricardo Silva
Ricardo Silva
1 ano atrás

200% massa

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Marcia
Marcia
1 ano atrás

Que trabalho muito bem feito ! Parabéns joao !

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Jacqueline dos Santos Albertine
Jacqueline dos Santos Albertine
1 ano atrás

Muita bacana o projeto 👏👏👏

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Mireli
Mireli
1 ano atrás

Muito interessante, parabéns João

1+
Tatiana Thamye Oseko
Tatiana Thamye Oseko
1 ano atrás

Adorei o trabalho, bem interessante tema abordado e como esse método corresponde aos dias atuais e futuros. O incentivo que a gamificação e o estímulo mental de jogos do tipo “puzzle” podem trazer é incrível

1+
Sandra
Sandra
1 ano atrás

Parabéns pela criatividade! Será que eu consigo aprender esse jogo? Muito interessante!

0
Isabel
Isabel
1 ano atrás

Parabéns pelo projeto João!! É uma iniciativa relevante para se colocar, tendo em vista a importância do assunto.
Entretanto, qual fiquei curiosa em saber a razão de fazer a análise a partir de 2006, considerando que o levantamento PRODES tem dados a partir de 1988 com taxas de desmatamento maiores em anos anterior a 2006?
Mais uma vez parabéns pela criatividade e ineteresse do tema.
Isabel

1+
Ana Fretez
Ana Fretez
1 ano atrás

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Maria Julia
Maria Julia
1 ano atrás

Muito bom👏

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Alunos

João Marcos Barczysczyn Vilhanueva
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