EnglishPortugueseSpanish

Desenvolvimento nos âmbitos afetivo, de caráter e social de jovens escoteiros através dos métodos aplicados no movimento

Resumo do projeto

Neste trabalho, partindo de estudos de teóricos como Piaget, Dewey e Vygotsky, que analisam meios de desenvolvimento e aprendizagem, iremos adentrar os conceitos e métodos utilizados no Movimento Escoteiro, que funcionam a partir de um sistema de progressão, intencionado a estimular cada jovem a desenvolver suas capacidades e seus interesses. Dentro destas, iremos considerar métodos, princípios, valores e lemas, focando nas áreas do escotismo, que tem como objetivo específico o desenvolvimento pessoal estruturado nas áreas: físico, afetivo, caráter, espiritual, intelectual e social (F.A.C.E.I.S.), onde enfatizamos as áreas do afetivo, caráter e social para analisar as mudanças ocorridas e valores adquiridos pelos jovens participantes no ramo escoteiro, onde o programa e métodos aplicados concentram sua ênfase educativa principalmente no processo de criação e ampliação da autonomia. A partir daí, surge a questão norteadora: “COMO O DESENVOLVIMENTO DOS F.A.C.E.I.S ESCOTEIROS COM ÊNFASE NO AFETIVO, CARÁTER E SOCIAL, INFLUENCIAM NA CONSTRUÇÃO PESSOAL E SOCIAL DOS JOVENS ADOLESCENTES QUE PASSARAM PELO RAMO ESCOTEIRO, EM SÃO PAULO, EM COMPARAÇÃO AOS JOVENS DO COLÉGIO GIORDANO BRUNO?” Para responder nossa questão, a pesquisa foi realizada por meio de 4 questionários, 2 aplicados dentro do escotismo e 2 no Colégio Giordano Bruno, construindo através desse âmbito escolar, um grupo controle para que seja possível realmente observar e analisar a influência dos métodos escoteiros no desenvolvimento dos jovens em relação aos não participantes. Desse modo, os dois questionários aplicados em cada instituição, buscaram através de perguntas semelhantes obterem os mesmos pontos analisados em 2 faixas etárias diferentes, ensino fundamental e médio no caso do colégio e ramo lobinho e sênior/guia no escoteiro (que se equivalem), assim podendo ser observadas as mudanças que ocorrem no período analisado (ramo escoteiro, 11 a 15 anos). Para a distribuição, eles foram aplicados através de plataformas online, prezando pelo máximo de respostas possível. Por fim, para a análise, foi realizada uma comparação em 2 etapas, a primeira comparando o crescimento pessoal do jovem dentro de cada instituição, e a segunda comparando uma instituição à outra. Através dos resultados pudemos analisar que, apesar de não tão discrepante como o imaginado, é possível identificar diferenças na construção de valores e princípios através dos métodos trabalhados dentro do movimento em comparação aos alunos do Colégio Giordano Bruno que não tiveram contato direto com tais métodos. Apesar disso, podemos ver respostas parcialmente semelhantes nas 2 instituições em relação a características como a autonomia; respeito; companheirismo; inclusão; empatia; amizade; entre outros, o que nos leva a pensar se a escolha da escola (voltada a formação do aluno, seguindo princípios semelhantes ao movimento) pode ter influenciado o resultado da pesquisa. Com isso, é válido pontuar que essa pesquisa ainda está em andamento, por isso buscarei expandi-la para outras escolas prezando pela comparação com diferentes métodos de ensino. Palavras-chave: escotismo; desenvolvimento pessoal; movimento escoteiro; educação; aprendizagem.

Alunos

Júlia Satake Couto
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Daniel Alves Cavagnolli

Instituição

Colégio Giordano Bruno
São Paulo /
  São Paulo –  
  SP –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
17 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudia Satake
Claudia Satake
1 ano atrás

Parabéns Júlia.

2+
Alessandra
Alessandra
1 ano atrás

Parabéns Julia!!!! 👏👏

1+
Joy Domingoz
Joy Domingoz
1 ano atrás

Parabéns Julia!!!

0
Fabiana
Fabiana
1 ano atrás

Muito bom Júlia parabéns!!

0
Marlene Yamamoto
Marlene Yamamoto
1 ano atrás

Parabéns Júlia

0
Goncalo
Goncalo
1 ano atrás

Parabéns Júlia!

0
Dante
Dante
1 ano atrás

Sensacional 👏🏼👏🏼👏🏼

0
Elza
Elza
1 ano atrás

Parabéns Júlia!! Muito interessante!!

0
Rafaalvezx
Rafaalvezx
1 ano atrás

Parabéns Julia, impecável 👏👏👏

0
Hitoshi Nakayama
Hitoshi Nakayama
1 ano atrás

Parabéns Julia

0
Fabio
Fabio
1 ano atrás

Muito bom.

0
Luiz Henrique Spina
Luiz Henrique Spina
1 ano atrás

Muito bom, escotismo é tudo

0
Lilian
Lilian
1 ano atrás

Parabéns Ju

0
Maria Arizono Akagi
Maria Arizono Akagi
1 ano atrás
Reply to  Lilian

Parabéns, Júlia! Muito interessante!

0
Lobo Gris :)
Lobo Gris :)
1 ano atrás

É muito gratificante ver o próprio jovem buscando formas científicas e fundamentadas para avaliar o impacto que o Movimento Escoteiro pode fazer na sociedade e no futuro de todos. O vetor resultante que molda o caráter de um jovem, como de qualquer ser humano, recebe influências genéticas provindas de seus ancestrais, psicológicas desenvolvidas pelo próprio individo conforme vai vivênciando suas experiências, e sociais quando recebe a influência dos que convivem com ele (pais, professores, amigos, etc.). Em todos eles o Movimento Escoteiro tem impacto positivo, uma vez que aproxima pessoas e famílias com um mesmo propósito. Parabéns Júlia pela iniciativa, pelo excelente trabalho, pela disposição em avançar aprimorando o estudo e, principalmente, por nos mostrar, com suas atitudes, que valeu muito todo o esforço dos pais e adultos voluntários do Movimento Escoteiro que diariamente se esforçam para vazer o Melhor Possível na construção de um Mundo Melhor para todos.

0
Monica
Monica
1 ano atrás

Parabéns

0
Karyna
Karyna
1 ano atrás

Parabéns Julia

0

Alunos

Júlia Satake Couto
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Daniel Alves Cavagnolli

Instituição

Colégio Giordano Bruno
  São Paulo –  
  SP –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
17
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: