EnglishPortugueseSpanish

A integração da robótica educativa e dos jogos sérios como uma estratégia educativa inovadora no ensino da Lógica de Programação: Soluções para a formação e retenção de Talentos na área da Tecnologia da Informação (TI)

Resumo do projeto

A pesquisa investiga como a integração da Robótica Educativa, através das oficinas LOGIMIX, e o uso de jogos sérios, com a plataforma TRILOGIC, podem impactar positivamente o ensino de Lógica de Programação (LP) e reduzir a evasão nos cursos técnicos de Tecnologia da Informação (TI) do IFRS – Campus Canoas. O problema que motiva este estudo é a alta taxa de evasão nos cursos de TI, especialmente nas disciplinas introdutórias, como LP. Muitos alunos enfrentam dificuldades na compreensão dos conceitos fundamentais de programação, o que resulta em abandono dos cursos. Essa questão é agravada pela previsão de uma escassez de 532 mil profissionais capacitados no Brasil nos próximos anos, destacando a necessidade urgente de novas abordagens pedagógicas que tornem o ensino mais acessível, envolvente e inclusivo. A justificativa para esta pesquisa baseia-se na importância de desenvolver metodologias que combatam a evasão e melhorem o desempenho acadêmico nos cursos de TI, capacitando os alunos para atender à crescente demanda do mercado de trabalho. As oficinas LOGIMIX utilizam o kit LEGO Mindstorm EV3 para promover um aprendizado prático e interativo, ajudando os alunos a desenvolverem o Pensamento Computacional (PC), essencial para a programação. Já a plataforma TRILOGIC oferece uma série de exercícios interativos e inclusivos, permitindo que os alunos pratiquem LP de forma lúdica e estimulante. O diferencial da TRILOGIC é a adaptação para atender alunos com deficiências auditivas e visuais, promovendo um ambiente de aprendizado mais inclusivo. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida em duas frentes. Primeiramente, as oficinas LOGIMIX foram aplicadas a alunos do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, com foco no desenvolvimento de PC por meio de atividades práticas. O impacto foi avaliado por meio de testes de LP e do CT-Test, que mediram o progresso nas habilidades computacionais e de pensamento lógico. Em paralelo, a plataforma TRILOGIC foi utilizada para apoiar o ensino de LP, oferecendo mais de 100 exercícios interativos. A adaptação da plataforma para incluir alunos com deficiências foi parte essencial da pesquisa, e a coleta de dados foi realizada por meio de avaliações de desempenho acadêmico, frequência de uso da plataforma e feedback dos alunos sobre sua experiência. Os resultados indicam um impacto positivo significativo no desempenho acadêmico e na motivação dos alunos que participaram das oficinas LOGIMIX e utilizaram a plataforma TRILOGIC. Os alunos apresentaram melhorias consideráveis nas notas após as intervenções, e muitos relataram maior compreensão dos conceitos de LP e maior interesse nas disciplinas de TI. A abordagem prática da LOGIMIX ajudou a concretizar conceitos abstratos de programação, enquanto a TRILOGIC, com seu caráter interativo e inclusivo, facilitou a retenção dos conteúdos teóricos e promoveu um engajamento contínuo. As adaptações inclusivas da TRILOGIC foram bem recebidas, promovendo um ambiente de aprendizado mais igualitário para todos os perfis de alunos, especialmente para aqueles com deficiências auditivas e visuais. Em síntese, a combinação das oficinas LOGIMIX e da plataforma TRILOGIC se mostrou uma estratégia eficaz para melhorar o ensino de LP, aumentar o engajamento dos alunos e reduzir a evasão nos cursos técnicos de TI do IFRS – Campus Canoas. Essas metodologias contribuem para a formação de profissionais mais preparados para as demandas do mercado de trabalho de TI, ao mesmo tempo em que criam um ambiente educacional mais inclusivo e motivador. A pesquisa reforça a importância de adotar abordagens pedagógicas que integrem teoria e prática, promovam o desenvolvimento de habilidades como o Pensamento Computacional e ofereçam soluções acessíveis a todos os perfis de alunos. Dessa forma, a pesquisa contribui para a retenção de talentos na área de TI e para a qualificação de futuros profissionais, atendendo às crescentes demandas de um mercado em constante transformação.

Alunos

Lívia Santos Faleiro
Lucas Paz da Silva Martins
Henrique Gross Fantoni

Orientadores

Sandro José Ribeiro da Silva

Instituição

Campus Canoas – IFRS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Canoas /
  Canoas –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
30 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tania paz
Tania paz
2 meses atrás

Gostei muito. Parabéns aos alunos e orientadores.

9+
Amanda
Amanda
2 meses atrás

Parabéns aos alunos e ao orientador. 👏

4+
Catia
Catia
2 meses atrás

Parabéns pelo trabalho ♥️

3+
Tatiana Paz
Tatiana Paz
2 meses atrás

Parabéns aos alunos e orientador pelo projeto!!

3+
Nádia
Nádia
2 meses atrás

Parabéns a toda equipe pelo excelente trabalho!

2+
Rebeca
Rebeca
2 meses atrás

Muito bom é necessário! Parabéns aos alunos e orientadores!!!

2+
Priscila
Priscila
2 meses atrás

Que lindo trabalho, parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻

1+
Dariele
Dariele
2 meses atrás

Um projeto inovador e criativo. Parabéns aos alunos, e aos seus mentores pelo excelente trabalho!

2+
Ruben
Ruben
2 meses atrás
Reply to  Dariele

Xou de bola
Parabéns Lucas e tua galera

2+
Roberta
Roberta
2 meses atrás

Parabéns! Excelente tema!

2+
Cristiano
Cristiano
2 meses atrás

Parabéns aos alunos e ao orientador. São fonte de inspiração para nós!

2+
Rosane
Rosane
2 meses atrás

Achei o projeto muito interessante, parabéns aos alunos e professores!!!

1+
Marina da Fonseca
Marina da Fonseca
2 meses atrás

Parabéns

1+
Vera Lucia Machado
Vera Lucia Machado
2 meses atrás

Trabalho bem escrito, com informações sobre o assunto bem abordados. Parabéns e sucesso.

1+
IRENE DOS SANTOS BELMONTE
IRENE DOS SANTOS BELMONTE
2 meses atrás

Bela inciativa

0
Jorge tio
Jorge tio
2 meses atrás

Parabéns por prepararem o futuro.

0
Juliana
Juliana
2 meses atrás

Parabéns aos alunos e orientadores pelo projeto!!! Sucesso!!!!

0
Nilda
Nilda
2 meses atrás

Parabéns a todos os alunos e mestres.

0
Quendy
Quendy
2 meses atrás

Parabéns pelo projeto!!!

0
Michele
Michele
2 meses atrás

Achei o máximo o projeto! Parabéns aos alunos, em especial ao Henrique Gross Fantoni 🙏

1+
Everton Jr.
Everton Jr.
2 meses atrás

Projeto excepcional, parabéns aos envolvidos.

0
Patrícia
Patrícia
2 meses atrás

Parabéns a todos

0
Raquel
Raquel
2 meses atrás

Parabéns! Ótimo projeto!

0
Douglas
Douglas
2 meses atrás

Top, Parabéns!

1+
Karina
Karina
2 meses atrás

Excelente iniciativa para ajudar os alunos nas disciplinas iniciais.
Parabéns ao orientador e alunos do projeto!

0
Vania Lima
Vania Lima
2 meses atrás

Curso muito bom

0
Américo Barros
Américo Barros
2 meses atrás

É imprescindível estimular nossas crianças a produzir tecnologias, diferentemente das gerações atuais de jovens e adultos que apenas consomem.

0
Darley Torres Hernandez
Darley Torres Hernandez
2 meses atrás

Gostei miito,Parabéns

0
Tom Black
Tom Black
2 meses atrás

Parabéns! E o futuro gerando esperança na juventude.

1+
Eduardo
Eduardo
2 meses atrás

Parabéns! Sucesso nos próximos.

0

Alunos

Lívia Santos Faleiro
Lucas Paz da Silva Martins
Henrique Gross Fantoni

Orientadores

Sandro José Ribeiro da Silva

Instituição

Campus Canoas – IFRS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  Canoas –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
30
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: