EnglishPortugueseSpanish

A Alfabetização Lúdica para Crianças com TDAH

Resumo do projeto

Neste projeto, o principal objetivo é auxiliar na alfabetização de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) das séries iniciais do ensino fundamental, através da adaptação de jogos já existentes, que são utilizados nas escolas e nas terapias ocupacionais. Buscando assim, uma nova proposta de aprendizado, para que seja mais lúdica e interessante, ajudando no rápido desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças dessa nova geração tecnológica. Entende-se que o TDAH é um transtorno de neurodesenvolvimento, caracterizado por um início precoce (geralmente durante os cinco primeiros anos de vida), afetando mais de 5% das crianças brasileiras. O TDAH ainda é pouco conhecido, gerando dúvidas e preconceitos. Sem o devido acompanhamento, o transtorno afeta o desenvolvimento pessoal, social, acadêmico e profissional dos indivíduos. Para a obtenção de maiores conhecimentos, entrevistamos uma psicopedagoga e uma terapeuta ocupacional, que nos explicaram vários processos na aprendizagem, como o funcionamento das terapias ocupacionais com crianças com o transtorno e também reforçou a importância do brincar e de jogos que contém luzes no processo de alfabetização. Visitamos a sala de recursos da EMEF Presidente Kennedy, do bairro Lago Azul em Estância Velha, para saber como esse trabalho é feito e como funcionam esses acompanhamentos em sala de aula. Inicialmente aplicamos o jogo de tabuleiro “Lince”, que exercita a rapidez e o raciocínio lógico, com três crianças da terceira série, dessa mesma escola, que possuem o transtorno aqui estudado. Analisamos assim, o comportamento enquanto jogavam, bem como o desempenho e a visão das crianças sobre essa atividade. A partir disso, desenvolvemos o protótipo, que fundamenta-se em um tabuleiro com figuras diversas, cada uma com seu respectivo nome e determinada cor de LED, há peças contendo o número de sílabas e dicas que correspondem às figuras. Com o objetivo de adicionar estímulos visuais, desenvolvemos circuitos com um Reed Switch abaixo do espaço reservado para cada peça, criando uma sequência de luzes, para sinalizar o acerto quando for encaixado o número de sílabas correspondente a figura que está no tabuleiro. Para obtenção de resultados práticos, aplicamos o protótipo do jogo construído nos mesmos alunos da EMEF Presidente Kennedy e tivemos um retorno muito positivo, em comparação com os testes do jogo convencional, notamos uma grande evolução na concentração, persistência e interação entre eles. O acender dos LED`s e o aumento no tamanho das figuras manteve-os motivados a jogar. Mostrando um funcionamento satisfatório do circuito eletrônico e um comando eficiente, apresentando-se de forma lúdica, além de proporcionar máxima interação com o jogador. Contribuindo assim, na alfabetização de crianças com TDAH e reforçando todos os benefícios trazidos por jogos sensórios-motores e de combinações intelectuais.

Alunos

Nathália Patzlaff
Camille Rauber Salles
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Diego Ramos Moreira

Instituição

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Novo Hamburgo /
  Novo Hamburgo –  
  RS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudia
Claudia
1 ano atrás

Achei Muito interessante alguém se importar com essa questão da alfabetização para crianças com transtornos, déficit, síndromes… o aprendizado é para todos e escola também! Incluir é ter empatia, respeito e amor ao próximo! Parabéns pela iniciativa e preocupação!

0

Alunos

Nathália Patzlaff
Camille Rauber Salles
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Diego Ramos Moreira

Instituição

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
  Novo Hamburgo –  
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
1
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: