EnglishPortugueseSpanish

Viabilização da educação inclusiva frente ao autismo: desenvolvimento de um website e implementação do projeto de inclusão e conscientização do TEA nos educandários (Fase III)

Resumo do projeto

O presente projeto foi realizado com o objetivo de analisar as interações sociais de crianças e adolescentes com espectro autista nos contextos de escolas regulares, levando em consideração a mediação dos professores, classificando as características essenciais do autismo, bem como a distinção do distúrbio no âmbito do desenvolvimento cognitivo. Somado a isso o referido trabalho teve por desígnio a revisão de estudos sistemáticos sobre a literatura científica com o objetivo de identificar as necessidades dos pais de crianças com o transtorno do espectro autista, uma vez que um suporte qualificado proveniente dos profissionais de saúde, e social, dispõe de um contributo importante na redução do stress sentido por estas famílias, o que imprime uma melhoria significativa da vida dos respectivos filhos com autismo e da sua rede familiar. Com a realização de formulários sobre o processo de escolarização de alunos autistas nas escolas, inclusão e conscientização desse indivíduo em sala de aula, procuramos analisar com base nas perguntas respondidas, o índice de conhecimento sobre essa temática. Ao longo da pesquisa aplicamos uma campanha de inclusão e conscientização do autismo nas principais redes de ensino da cidade de Carlos Barbosa, que teve como ideia principal a inclusão dos estudantes com o espectro do distúrbio do neurodesenvolvimento nas instituições de aprendizagem. Buscando formas de mudar os métodos de como cada escola insere uma criança com TEA em seu meio, tanto professores como estudantes possuem um precário ou inexistente preparo para lidar com tal problemática, tendo isso em vista aplicamos o projeto ICAE, através da realização dos questionários no colégio de educação fundamental, foi constatado que grande parte dos educandos notificam a inclusão do espectro autista em seu centro de aprendizagem como regular, avaliando a preparação dos docentes os mesmo concluem que há precariedade em sua formação para os cuidados com os indivíduos com a transtorno no neurodesenvolvimento, com isso disponibilizamos nos centros de aprendizagem, um exemplar das duas cartilhas de inclusão e conscientização do TEA, ademais foi distribuído para todos os docentes do turno da tarde os materiais de apoio para um ensino inclusivo, que foram desenvolvidas nas fases anteriores do referido trabalho. Outro viés levando em consideração a problemática da escassez de informações sobre o autismo, foi desenvolvido um Website informativo, disponibilizando conteúdos voltados para pais e populares em geral, contendo lista de instituições que oferecem serviços especializados de educação e assistência medicinal, além de disponibilizar um campo de acolhimento familiar, destacando a necessidade de conscientizar e trazer em pauta a necessidade de divulgação e estudos referentes ao transtorno, o projeto também teve como metodologia a gravação de um episódio em um documentário, o mesmo sendo apresentado em nível nacional, utilizando de mídias, como plataforma digital de streaming e canal de televisão brasileira, o mesmo está disponível no GloboPlay, na série: Novo Ensino Médio – É sobre isso, produzida pelo canal Futura em parceria com o Sesi Nacional. Com a comunidade escolar devidamente informada, a permanência e ingresso de um estudante atípico torna-se mais fácil, além disso quando a sociedade tem acesso a sapiência sobre assunto, consegue desenvolver o senso inclusivo, assim fazendo com que a realidade dos pais e crianças com TEA sejam compreendidos, minimizando os efeitos negativos de todo o processo. Palavras – chave: Autismo, inclusão, conscientização, escolas, cartilha, campanha, website, documentário, família.

Alunos

Isabelly Portela da Silva
Nicolly Portela da Silva
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Marina Paim Gonçalves

Instituição

Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina
Carlos Barbosa /
  Carlos Barbosa –  
  RS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emerson Kowaski
Emerson Kowaski
1 ano atrás

Trabalhar maravilhoso, parabéns as irmãs

4+
Jussara
Jussara
1 ano atrás

Parabéns Emerson, Otimo trabalho, sucesso!🙏🙌👏👏👏👏

0
Last edited 1 ano atrás by Jussara
Jussara
Jussara
1 ano atrás

Parabéns, trabalho maravilhoso!

1+

Alunos

Isabelly Portela da Silva
Nicolly Portela da Silva
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Marina Paim Gonçalves

Instituição

Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina
  Carlos Barbosa –  
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
3
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: