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Leitura gamificada: elaboração de um jogo visando o incentivo à leitura entre os alunos do Colégio João Paulo I – Unidade Sul

https://www.youtube.com/watch?si=QoLB0jHciBJT4nDb&v=S8MJOuj1YUI&feature=youtu.be

Resumo do projeto

A razão para o desenvolvimento desta pesquisa ocorre a partir da necessidade de realizar atividades que estimulem a prática de leitura na sociedade, tendo como foco a faixa etária infantil, visto que nela há maior probabilidade de desenvolver esse hábito de forma prazerosa e duradoura. Desse modo, o projeto almeja promover o incentivo e o desenvolvimento do hábito de leitura nos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental II do Colégio João Paulo I – Unidade Sul, ao utilizar a gamificação na educação como ferramenta para esse estímulo. Acerca disso, entende-se gamificação como uma prática que utiliza técnicas para desenvolver o engajamento, a motivação e o aprendizado de forma ativa, por meio da ludicidade e da utilização de elementos de jogos fora de seu contexto. Além disso, a gamificação traz o protagonismo como um elemento essencial para o processo de aprendizagem, que trata-se de quando o indivíduo participa ativamente do processo de elaboração da tarefa em questão – nesse caso, o jogo. Sendo assim, é pertinente unir a gamificação ao desenvolvimento do hábito de leitura na infância, já que os meios lúdicos são elementos indicados para que se promova o engajamento infantil, buscando mudanças no comportamento e no crescimento do índice de leitura no país. Quanto aos métodos de coleta e análise de dados, essa pesquisa se baseou no embasamento do estudo de caso conforme as orientações metodológicas de Robert Yin (2005). Sendo assim, a metodologia desse projeto foi dividida em três etapas, nas quais: Etapa 1 – desenvolvimento do jogo; Etapa 2 – aplicação e observação, e Etapa 3 – análise de resultados. A elaboração do trabalho utilizou os princípios da gamificação previamente estudados como base, construindo um jogo de tabuleiro com informações visuais e conteudistas referentes ao livro de inspiração, Diário de Pilar no Egito, que foi escolhido pois trata-se de uma das leituras obrigatórias dos alunos do 5º ano. Cada jogo foi composto por quatro ou cinco jogadores, que ao longo da atividade, tiveram que responder perguntas referentes ao livro e participar de desafios que estimulam o trabalho em equipe, criatividade e raciocínio lógico. Além disso, foram realizados encontros semanais ao longo de três semanas consecutivas com os alunos selecionados, com o intuito de incluí-los no processo de aprendizagem e possibilitar uma análise do seu comportamento. O encontro da primeira semana foi dedicado para apresentar a ideia do projeto e para o encaminhamento da proposta de leitura do livro “Diário de Pilar no Egito”. Ainda nesse encontro, foi aplicado um questionário entre os alunos, para avaliar seu comportamento antes da aplicação da atividade. A proposta do segundo encontro foi detalhar o funcionamento do jogo e, após isso, realizar uma atividade prática com os alunos, em que cada um confeccionou seu próprio personagem do jogo com o auxílio de massas biscuit. Por fim, o terceiro encontro foi o de aplicação do jogo e de um novo questionário. Como esse trabalho se configura como um projeto de continuidade, alguns resultados obtidos na Fase 1 dele têm bastante relevância para a realização da atual Fase 2. Sob essa ótica, foi possível perceber a necessidade de um método de incentivo à leitura na escola em que o projeto foi aplicado, e por essa razão, a pesquisa visou o desenvolvimento de um jogo, o qual foi aplicado no começo do 2º semestre de 2023. O trabalho ainda se encontra no processo de análise de resultados, mas até o momento foi possível perceber que: a partir dos questionários aplicados, apenas um aluno disse que não gostou de ser incluído no processo de elaboração do jogo. Dentre os demais que responderam “sim” à pergunta anterior, 81,8% afirmou que a ideia de jogar um jogo de tabuleiro sobre o livro promoveu interesse pela leitura. Assim, pode-se dizer que o protagonismo mostra-se importante para a gamificação, em especial quando existe a necessidade de práticas que tenham o objetivo de incentivar à leitura.

Alunos

Izadora Simionato
Ágatha Ramos Klein
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Orientadores

Maria Eduarda Miranda Pellicioli Dias

Instituição

Colégio João Paulo I – Unidade Sul
Porto Alegre /
  Porto Alegre –  
  RS –
  Brazil

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