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Razão e Paixões na Moralidade em Hume

Resumo do projeto

A presente pesquisa está diretamente ligada à área da Filosofia e tem como objeto a teoria ética do filósofo escocês David Hume. O objetivo principal da pesquisa é compreender como as relações entre razão e paixões condicionam a produção de um caráter louvável e de ações virtuosas – ou, em outras palavras, como Hume concebe as condições da ação moral humana a partir das relações motivacionais entre razão e paixões. A explicação das condições segundo as quais razão e paixões influenciam a produção de ações representa uma tentativa de se responder ao seguinte problema: a produção de um caráter virtuoso está ao alcance de todas as pessoas? Em outras palavras, pretende-se compreender como Hume concebe as condições da ação moral humana a partir das relações motivacionais entre razão e paixões. “Razão” e “paixões” são conceitos da filosofia humeana que se referem a duas faculdades mentais distintas através das quais a mente opera com seus conteúdos, interesses e objetos. Apesar de distintas, ambas as faculdades são consideradas essenciais à produção da ação humana voluntária: paixões determinam os fins das ações, e a razão apresenta os meios pelos quais tais fins podem ser alcançados. A pesquisa é relevante porque promove a investigação crítica sobre um problema central da Ética a partir de um dos filósofos que orientam a discussão contemporânea sobre teorias psicológicas da motivação humana. Em oposição a Hume, Kant sustenta que a razão humana é capaz de se autodeterminar livremente, por dever, em oposição às inclinações da sensibilidade, dos afetos ou paixões. Hume defende que os seres humanos não podem agir sem a presença e a influência das paixões. São também objetivos específicos, diferenciar as teorias filosóficas que respondem ao problema metafísico mente-corpo e suas implicações causais para a produção de ações, analisar a natureza das distinções morais segundo a teoria empirista das percepções da mente desenvolvida por Hume, compreender as relações entre razão e paixões na produção de ações, analisar o valor moral dos conceitos de “educação”, “caráter” e “temperamento”, e compreender as relações entre liberdade e mérito pessoal. De acordo com seus objetivos, a metodologia será exploratória. Em relação aos procedimentos técnicos, desenvolver-se-á uma pesquisa bibliográfica baseada na interpretação textual a partir da análise e da interpretação crítica de argumentos. Como fontes primárias, serão utilizadas as seguintes obras de Hume: “Uma investigação sobre os princípios da moral” e trechos selecionados do “Tratado da natureza humana”. Como parte da bibliografia secundária, serão utilizados textos sobre a filosofia humeana, temas de filosofia da mente, ética, metaética e psicologia moral. Os resultados parciais indicam que a produção de um caráter louvável é limitada pelo temperamento e pela educação segundo Hume. Esta pesquisa é movida pela convicção de que a ética e o pensamento crítico estão intimamente conectados à educação integral e à formação de cidadãos responsáveis e autônomos.

Alunos

Lorenza Pabst Botton

Orientadores

Franco Nero Antunes Soares

Instituição

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Campus Bento Gonçalves
Bento Gonçalves /
  Bento Gonçalves –  
  RS –
  Brasil

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Lourdes Conci
Lourdes Conci
4 anos atrás

Parabéns ao IFRS e à brilhante Lorenza Botton ❤️

1+
Last edited 4 anos atrás by Lourdes Conci
Milena
Milena
4 anos atrás

Projeto maravilhoso e aluna também ❤️

1+
Gabriel
Gabriel
4 anos atrás

Pesquisa sensacional! Que se torne um exemplo para outros estudantes que se interessem pela área e incentivo para outros professores de filosofia iniciarem seus projetos de pesquisa com alunos desde o ensino médio, afinal, filosofia é algo que se encontra nas bases do ensino e não no topo.

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Alunos

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Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Campus Bento Gonçalves
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