Unique – Software para facilitação de diagnósticos e auxílio no tratamento de distúrbios de aprendizado

Resumo do projeto

Diagnosticar e tratar indivíduos com distúrbios de aprendizagem é um grande desafio, seja por motivos socioeconômicos ou por falta de conhecimento sobre o processo. Muitos desses distúrbios são interpretados como preguiça ou apenas dificuldade, e não como sua real natureza: disfunções no Sistema Nervoso Central. Além disso, são necessárias adaptações no estilo de vida do diagnosticado, e esse deve contar com apoio tanto familiar e escolar, tanto como profissional(psiquiatras, psicólogos, neurologistas, entre outros) para conseguir seguir a rotina de neuro normativos com maior facilidade e eficiência. Dito isso, é de extrema importância que o diagnóstico seja feito o quanto antes, para maior eficácia dos tratamentos médicos. Devido à diversidade de disfunções, o foco será nas mais recorrentes, como dislexia, discalculia, disgrafia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade(SILVA, 2019). Planeja-se implementar a plataforma com o intuito de facilitar e acelerar esse processo vital para maior eficácia dos tratamentos. O sistema possuirá um espaço específico para conscientização da população em relação aos transtornos especificados, assim como uma área voltada ao tratamento parcial dos mesmos. Todo o processo descrito será ininterruptamente acompanhado por peritos da área da neurologia e da psicologia. A pesquisa será conduzida no COTUCA, pela internet, assim como entrevistas feitas pessoalmente para coleta de dados. Em primeira instância, uma entrevista com os médicos e especialistas que acompanharão durante o percurso será conduzida, para a construção de uma base confiável e experiente para pesquisas mais aprofundadas e direcionadas de modo mais eficiente. Essa entrevista inicial focalizará em indicações sobre o que estudar mais e métodos de diagnóstico e tratamento de distúrbios de aprendizagem pela internet, que serão posteriormente implementados e testados, com o objetivo de aperfeiçoar o processo cada vez mais, por meio de uma plataforma de inteligência artificial. Um questionário será aplicado para crianças e adolescentes, composto por uma série de perguntas sobre seu dia-a-dia. A aplicação do questionário tem por objetivo agregar dados e encontrar padrões nas respostas dos participantes. Os dados serão usados para estudarmos e entendermos a rotina de crianças e adolescentes diagnosticados com alguns dos distúrbios abordados pela pesquisa e assim construirmos a lógica do software. Cada passo descrito contará com tecnologias específicas. Para o diagnóstico, a base de dados coletados será usada por meio de Machine Learning e Internet Artificial; O primeiro consiste em algoritmos que aprendem com experiências, ficando mais acurados a cada vez que é usado. Desse modo, a plataforma melhora com o tempo. A máquina (computador) aprende “sozinho”, com a implementação conjunta da IA. Essas tecnologias são atualmente utilizadas para trabalhar com processamento e reconhecimento de imagens, estatísticas (financeiras, médicas, entre outras), prevendo resultados por meio de padrões no banco de dados sendo utilizado. Para ser eficaz, o banco de dados deve ser extenso para fornecer grande gama para determinação dos padrões presentes em, nesse caso, diagnósticos de distúrbios de aprendizagem. portanto, por meio dos testes realizados e dados coletados de especialistas da área, um pré-diagnóstico será gerado, apresentando o potencial que o usuário tem de ter cada distúrbio.

Alunos

Ariane Paula Barros
Felipe Melchior de Britto
Ana Clara Sampaio Pires

Orientadores

Simone Pierini Facini Rocha
Francisco de Fonseca Rodrigues

Instituição

Colégio Técnico de Campinas
Campinas /
  Campinas –  
  SP –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
42 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Raquel Barros
Raquel Barros
4 anos atrás

Muito relevante para a sociedade! Parabéns!

8+
Brenin
Brenin
4 anos atrás

Top muito top

5+
Ricardo Falco
Ricardo Falco
4 anos atrás

Iniciativa excelente, parabéns, continuem investindo!

7+
Rodrigo Benatti
Rodrigo Benatti
4 anos atrás

Parabéns pela iniciativa e pela escolha do tema que aflige muitas pessoas.

5+
Walter Bragatto
Walter Bragatto
4 anos atrás

Excelente idéia, muito útil!

5+
Camila Munhoz
Camila Munhoz
4 anos atrás

Parabéns pelo trabalho! Excelente iniciativa, são distúrbios de muito difícil diagnóstico!

6+
Roseli Sampaio Pires
Roseli Sampaio Pires
4 anos atrás

Parabéns! Vocês são ótimos!

3+
Merli
Merli
4 anos atrás

Projeto show. Parabéns ao grupo pela iniciativa.👏🏼👏🏼🙌🏼🥰🥰🥰

3+
Erwin
Erwin
4 anos atrás

Esta ideia e realização estão muito apropriados para este momento de nossa sociedade. Solidariedade e olhar inclusivo não tem partido !! É uma linha de condução para nosso novo futuro. Parabéns !!!!

2+
Gil
Gil
4 anos atrás

Parabéns. Bom trabalho. Sucesso.

2+
Claudia
Claudia
4 anos atrás

Excelente escolha! Vai ajudar tanto os pacientes quanto os profissionais.
Muito obrigada por olharem com tanto carinho pra esse tema tão comum e ao mesmo tempo tão desconhecido.

4+
Edna
Edna
4 anos atrás

Muito legal qualquer iniciativa que ajude na inclusão, sobretudo, dos menos favorecidos.

2+
Laureano
Laureano
4 anos atrás

Ótimo ver nosso futuro nas mãos de jovens direcionados a questões de interesses da sociedade. Parabéns

2+
Alcione
Alcione
4 anos atrás

Parabéns a vocês por essa iniciativa!! Gostaria muito de ver a conclusão do trabalho de vocês!! Tenho muito interesse nessa área!! Boa sorte 🍀🥰

3+
Regiani Miccoli
Regiani Miccoli
4 anos atrás

Uau! Um trabalho relevante. Parabéns

1+
Carolina Lorençatto Bassani
Carolina Lorençatto Bassani
4 anos atrás

Parabéns alunos pela iniciativa! Vamos torcer para colocarem em prática!

2+
Sônia Maria Molan Gaban
Sônia Maria Molan Gaban
4 anos atrás

Muito Interessante

2+
Thiago Marini
Thiago Marini
4 anos atrás

Parabéns! Projeto relevante para todos !

3+
Ana Luisa Silva Mosca
Ana Luisa Silva Mosca
4 anos atrás

Parabéns para a equipe, é um orgulho observar como eles crescem e tem ideias fantásticas e inovadoras!

3+
Adriana Geromini
Adriana Geromini
4 anos atrás

Parabéns! Ótimo tema

2+
Manoel Cláudio Melchior
Manoel Cláudio Melchior
4 anos atrás

Nos sabemos o quanto isso é precioso.

2+
Amaury Fermandes
Amaury Fermandes
4 anos atrás

Parabéns ao grupo!!!
Todo diagnóstico o quanto antes identificado proporciona uma melhor qualidade de vida

1+
Fortunato
Fortunato
4 anos atrás

Parabens Felipe e tbm aos integrantes do grupo pela iniciativa do projeto

4+
Wlademir
Wlademir
4 anos atrás

Projeto muito interessante. Que venha ajudar em muito as pessoas com este distúrbio.

2+
Barbara keli Silva Santos
Barbara keli Silva Santos
4 anos atrás

Parabéns pelo tema de grande relevancia social. Espero que concluam o projeto e o tornem acessível economicamente.

2+
Talita
Talita
4 anos atrás

Parabéns pelo trabalho!

2+
Wania
Wania
4 anos atrás

Parabéns pelo excelente projeto.

2+
Mariana Campos
Mariana Campos
4 anos atrás

Projeto de grande relevância. Parabéns pela iniciativa!

2+
Leyde
Leyde
4 anos atrás

Muito bom o projeto!

2+
Priscilla Santos
Priscilla Santos
4 anos atrás

Adorei o projeto, como professora julgo ser de importância fundamental esses diagnósticos a fim de nortear o trabalho do professor em sala de aula.

2+
Luana Prieto
Luana Prieto
4 anos atrás

Parabéns, ótimo trabalho !!!!

2+
Renata Oliveira
Renata Oliveira
4 anos atrás

Projeto muito bem elaborado.Vale a pena investir.

2+
Regiani Santa Rosa Marsal
Regiani Santa Rosa Marsal
4 anos atrás

Muito bom! Estamos necessitando de mais projetos educacionais.

2+
Claudemir dos Santos
Claudemir dos Santos
4 anos atrás

Que bacana, muito legal o projeto.

2+
Sidnei Ventura
Sidnei Ventura
4 anos atrás

Muito importante! Tudo que possa melhorar a vida de pessoas (seres), é de grande valia. Parabéns à equipe…

2+
VALMIR SANT ANA
VALMIR SANT ANA
4 anos atrás

That is a great job I wish all the best for you guys. Conhratulation

2+
Bianca Leme
Bianca Leme
4 anos atrás

Tema impo

2+
Bianca Leme
Bianca Leme
4 anos atrás

Tema importantíssimo para nós educadores. Espero poder contribuir e usufruir deste estudo.
Parabéns!

2+
Nádia Forti
Nádia Forti
4 anos atrás

Projeto muito legal

2+
Pedro Pereira
Pedro Pereira
4 anos atrás

Parabéns pela iniciativa, fico extremamente feliz e esperançoso em ver novas mentes e iniciativas como essa surgindo no Brasil.
Abraço

1+
Maria das Graças Costa da Silva MELO
Maria das Graças Costa da Silva MELO
4 anos atrás

Parabéns pela iniciativa! Vou conhecer mais profundamente. Sou psicóloga e professora de sala de recursos do município de Maceió e acredito que esta plataforma possa nos auxiliar bastante.

1+
Rosangela Alves Teixeira Casteletti
Rosangela Alves Teixeira Casteletti
4 anos atrás

Excelente projeto!!

0

Alunos

Ariane Paula Barros
Felipe Melchior de Britto
Ana Clara Sampaio Pires

Orientadores

Simone Pierini Facini Rocha
Francisco de Fonseca Rodrigues

Instituição

Colégio Técnico de Campinas
  Campinas –  
  SP –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
42
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: