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VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DA MULHER NO CAMPO PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES

Resumo do projeto

Este trabalho foi realizado por uma turma do nono ano da E.M.E.F. Carlos Moreira localizada no 1° distrito do município de Canguçu/RS e traz um estudo sobre o papel da mulher no meio rural. A questão da discriminação de gênero é muito fortemente observada quando se trata das mulheres no campo, mulheres, em sua maioria tem baixa escolaridade, vivem do trabalho no campo, mas que ficam à mercê do processo produtivo, longe do acesso ao crédito, à terra e aos insumos agrícolas. Essas questões parecem estar enraizadas, mais precisamente no meio rural e contribuem para acirrar a problemática da masculinização do campo. Assim, o presente trabalho tem por objetivo demonstrar o papel das mulheres entre os agricultores familiares da localidade numa tentativa de contribuir para que as mesmas tenham uma maior valorização do seu trabalho, diminuindo assim a desigualdade de género. Para a realização do trabalho foram realizadas entrevistas com as agricultoras familiares da região, observação da rotina de homens e mulheres para comparação, análise de documentos que mostram a participação das mulheres em lideranças das instituições locais e entrevista com a vereadora Yasmin Roloff, que também é agricultora familiar. Um dos questionamentos feito às mulheres foi a questão da chefia da propriedade e 76% das entrevistadas responderam que o homem é que preside a propriedade. Quando se trata de assuntos relacionados à comercialização dos produtos agrícolas e assuntos vinculados à compra de bens para a propriedade esse número se estende para mais de 80%. Quando partiu-se para a observação mais específica de duas famílias, fazendo-se o comparativo entre o trabalho do homem e mulher, observa-se que quando se refere a tarefas vinculadas à produção, os dois desempenham as mesmas funções, já as tarefas domésticas e aquelas destinadas a produção para o autoconsumo são de responsabilidade quase que exclusivamente das mulheres, o que comprova a existência de uma hierarquia e além disso, a divisão do trabalho mostra explicitamente que existe a diferenciação de gênero e a supervalorização. Quanto à análise de documentos que evidenciam a participação das mulheres na liderança das instituições locais, quando se fala no conselho de pais e mestres da escola, nos últimos 15 anos observa-se 40% de participação feminina, o que cai para 7% quando se fala na diretoria da instituição religiosa local. Estes fatores de inferioridade feminina também se comprovam nas palavras da vereadora que participou desta pesquisa quando diz que “os dois (homem e mulher) trabalham na lavoura, porém os serviços domésticos são tarefas exclusivas da mulher, acarretando uma maior sobrecarga de trabalho para as mulheres”. Conclui-se que, o trabalho feminino, na maioria das famílias ainda é invisível e que existem sim diferenças hierárquicas referentes aos papéis sociais onde a figura masculina se sobressai à feminina. Também observa-se que o trabalho da mulher é de extrema importância pois é ela que garante a manutenção da biodiversidade alimentar na propriedade e que o mesmo precisa ser mais valorizado para que as mulheres tenham mais autoestima e desejo de permanência no campo.

Alunos

Kamili Holz Pereira
Michele Theis Voigt
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Orientadores

Vanessa Priebe Holz

Instituição

Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Moreira
Canguçu /
  Canguçu –  
  RS –
  Brazil

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Augusto Pinz
Augusto Pinz
2 anos atrás

Ótimo trabalho desenvolvido pela escola. Parabéns

7+
Luiz Edgar Araujo Lima
Luiz Edgar Araujo Lima
2 anos atrás

Ótimo trabalho

4+
Nara Beatriz Leitzke Venske
Nara Beatriz Leitzke Venske
2 anos atrás

Ótimo trabalho

4+
Bianca Gobel
Bianca Gobel
2 anos atrás

Tive o prazer de avaliar este valioso projeto! Parabéns meninas! 🥰🥰

2+
Michele Theis Voigt
Michele Theis Voigt
2 anos atrás
Reply to  Bianca Gobel

Hahaha, muito obrigadaa 🫶🏻🥰

2+
Vladimir
Vladimir
2 anos atrás

Um trabalho magnífico, isso mostra a importância da educação para nossos jovens, pois eles são o futuro do nosso país.
Com certeza esse projeto precisa ser difundido amplamente.
Parabéns a todos envolvidos nesse extraordinário projeto!

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Alunos

Kamili Holz Pereira
Michele Theis Voigt
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