O objetivo da pesquisa “Teen Community: por uma escola mais sustentável” é analisar como a produção do jogo digital Teen Community, desenvolvido pelos estudantes da EMEF João Goulart, estimula os alunos da própria escola a ter uma nova percepção sobre a escola e sobre o meio ambiente a partir de missões que exploram também os 8rs da sustentabilidade. A base teórica desta pesquisa encontra-se nos estudos de Gilson Schwartz, sobre Games for change (Jogos pela mudança social). Na perspectiva de Games for change, os jogos são usados para a aprendizagem social, pois a imersão no jogo também ajuda no desenvolvimento criativo, afetivo, social, cultural e histórico sobre um determinado assunto. Um jogo digital pode, além de trazer conhecimento, despertar novas aprendizagens e fazer o jogador experimentar novos pontos de vista, desenvolvendo concentração, criatividade, imaginação, coragem, iniciativa, capacidade de observação, raciocínio lógico, diversão e entretenimento. Jogos do gênero “Games for change” podem permitir interação e explorar novas habilidades sociais dos jogadores. Quanto ao desenvolvimento metodológico da pesquisa, a abordagem foi quantitativa e qualitativa, realizando-se diferentes ações desde análise das missões e características do jogo digital Teen Community, à enquete sobre o jogo com estudantes dos anos finais da escola João Goulart. O resultado da pesquisa mostra que o jogo Teen Community tem características do gênero “Game for Change”, narra a história e valoriza a identidade social da escola. Além disso, as missões do jogo conduzem o jogador a aderir a uma mudança social ao realizar missões que exploram os 8Rs da sustentabilidade, assim, incentivando o aluno e o professor a serem os responsáveis pela mudança sustentável da própria escola. A análise de dados comprova que o Teen Community estimula o jogador a mudar a sua percepção sobre a escola e sobre o meio ambiente através de missões imersivas, que além de ensinar sobre os 8R`s da sustentabilidade, também sugerem novas ideias de como cuidar da escola e do meio ambiente, provocando, assim, o jogador refletir sobre novas atitudes no ambiente em que ele habita. A partir da enquete podemos verificar que os alunos realmente aprovaram o jogo e o avaliaram positivamente, reconhecendo a importância das missões de sustentabilidade.
Alunos
Anderson Gabriel Ulbrich dos Santos
Érica Lopes de Almeida
Gabriel Fereira Schmitt
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Orientadores
Renata Garcia Marques
Instituição
Escola Municipal de Ensino Fundamental João Belchior Marques Goulart