Este projeto apresenta um protótipo de robótica desenvolvido para uma ação de valorização da biblioteca escolar e de incentivo à leitura, demonstrando que a tecnologia tem potencial para ser empregada a favor da aprendizagem. Ele iniciou com o desafio de refletir como a robótica poderia colaborar com a escola, proposto em uma oficina realizada com alunos do quinto ano. Os estudantes desafiados buscaram inspiração por meio de uma consulta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unesco, elegendo o item “educação de qualidade” para o desenvolvimento da iniciativa. O objetivo do projeto é planCategoria EJAr, construir e programar um protótipo para estimular a leitura e auxiliar a biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João Carlos von Hohendorff (São Leopoldo/RS – Brasil). Sua metodologia contou com pesquisa bibliográfica sobre importância da leitura e robótica, pesquisa de campo/observação, pesquisa de opinião e construção do robô. O grupo visitou os espaços da escola para observar e conversar sobre como um robô poderia ajudar. O espaço escolhido foi a biblioteca. Um questionário foi aplicado para verificar a opinião dos estudantes sobre o tema. Entre os consultados, a maioria costuma retirar livros na biblioteca, mas não gosta de ler e muitos não costumam ler os livros retirados. Também afirmaram que um robô poderia ajudar no incentivo à leitura e sugeriram as funções que o robô poderia ter. Baseado nisso, o grupo trabalhou no protótipo. Foi utilizado um kit de robótica da marca Edutec EV6®, contendo peças plástica de encaixe e conectores, além de uma controladora, motores, rodas e sensores diversos. O robô recebeu duas programações: uma para deslocamento e transporte de livros até as salas de aula e outra para interação com os estudantes. Nesta programação, por meio dos sensores, o robô conta histórias, dá dicas de leitura, explica sobre o funcionamento da biblioteca e também identifica os livros, falando sobre eles. Uma turma recebeu a visita do robô e a avaliação foi positiva. O projeto está em andamento, pois o protótipo ainda não chegou à sua versão final, podendo ser melhorado tanto na sua montagem, quanto na sua programação. Este projeto participou da Mostra de Robôs e da Feira de Iniciação Científica Hohendorff (FICH). Na XI Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciência (XI MOTIC), o trabalho recebeu o credenciamento à Mostratec Júnior. Percebemos que o robô mobilizou os alunos que entraram em contato com ele e que as ações desta pesquisa contribuíram para a discussão sobre a importância da biblioteca e da leitura.
Palavras-chave: robótica, leitura, biblioteca escolar
Alunos
Lucas Domingues Ramos
Gustavo Olívio da Motta Silveira
Julia Steffen Arebalo
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Orientadores
Luciana Domingues Ramos
Instituição
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João Carlos von Hohendorff
Amei o projeto, incentivo à leitura é sempre muito bom, e usando o robook as crianças ficam mais empolgadas em ler.
Parabéns a todos os envolvidos neste projeto lindo.
3+
Estela Maris Steffen
1 ano atrás
Projeto interessante. Incentivando adultos, crianças e adolescentes a leitura. A conhecimentos e crescimento pessoal e intelectual
0
Jessica
1 ano atrás
Sempre muito empenhados, essa turminha arrasa.
1+
Larissa Souza
8 meses atrás
amei dms o projeto e já estou pesquisando para fazer em conjunto com os meus alunos
1+
Alunos
Lucas Domingues Ramos
Gustavo Olívio da Motta Silveira
Julia Steffen Arebalo
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Orientadores
Luciana Domingues Ramos
Instituição
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João Carlos von Hohendorff
Amei o projeto, incentivo à leitura é sempre muito bom, e usando o robook as crianças ficam mais empolgadas em ler.
Parabéns a todos os envolvidos neste projeto lindo.
Projeto interessante. Incentivando adultos, crianças e adolescentes a leitura. A conhecimentos e crescimento pessoal e intelectual
Sempre muito empenhados, essa turminha arrasa.
amei dms o projeto e já estou pesquisando para fazer em conjunto com os meus alunos