Revisão bibliográfica comparativa da atuação de retinóides controlados e de comerciais como meio paliativo de acne vulgar graus 2 e 3 em peles adolescentes e adultas
Resumo do projeto
Esta revisão da literatura de caráter comparativo-explicativo apresenta como objetividade fulcral analisar de que maneira atuam os dermocosméticos comerciais à base de ácido retinóico em comparação com os controlados no que tange à eficácia e aplicabilidade no tratamento da acne vulgar graus 2 e 3 em peles adolescentes e adultas. Para atingir tal objetivo utilizou-se de dois referenciais metodológicos: a pesquisa bibliográfica, embasada na consulta de artigos científicos, e a pesquisa exploratória qualitativa, em que direcionou-se duas entrevistas constituídas das mesmas perguntas a dois dermatologistas especializados em acne e estética facial, o Dr. Pedro Antônio Marques da Cunha Júnior do CRM 30674 e a Dra. Ana Laura Andrade Bueno do CRM 39778, a fim de recolher o relato de tais profissionais e fundamentar o projeto. A partir da análise construída, evidenciou-se que os dermocosméticos controlados compostos por derivados da vitamina A, os retinóides, como o Vitacid®, o Epiduo® e o Roacutan®, tratam da acne e também do fotoenvelhecimento de maneira mais eficaz e pontual, uma vez que, ao contrário de cosméticos convencionais de livre utilização, fomentam os processos de renovação celular, bem como, penetram nas camadas cutâneas mais profundas, equilibrando a produção de ácidos graxos, de sebo, de colágeno e de elastina, minimizando inflamações e prevenindo possíveis cicatrizes decorrentes delas.
Palavras-chave: Acne vulgar, retinóides,
Excelente trabalho e uma explicação fenomenal! Parabéns!
Parabéns pelo trabalho!
Bom trabalho
Ótimo tema e ótima apresentação. Parabéns, meninas! Continuem sempre fazendo pesquisa! E parabéns para a orientadora também!
Trabalho com assunto bem pertinente e importante na questão estética e de saúde.
Parabéns pelo excelente trabalho.