EnglishPortugueseSpanish

PARA ONDE VÃO AS BORBOLETAS NO INVERNO?

Resumo do projeto

Este projeto, realizado em 2024, é uma pesquisa exploratória com o tema: para onde vão as borboletas no inverno? Inicialmente os alunos apresentaram as suas hipóteses e, a partir disso, realizaram pesquisas e uma investigação com o objetivo de descobrir para onde as borboletas vão no inverno. A pesquisa se iniciou com a busca por respostas na internet, especialmente por meio de vídeos sobre o assunto. Os estudantes observaram os espaços ao seu redor para tentar entender o que estava acontecendo. Além disso, realizaram entrevistas com pessoas de seu convívio para saber quais eram as ideias delas a respeito do problema de pesquisa. Foram confeccionados cartazes apresentando os dados coletados e ainda foram realizadas atividades pedagógicas de fixação. As descobertas e o andamento do projeto foram registrados em um caderno de campo. O trabalho contou também com a colaboração da bióloga Leida Werlang Kochhann, que palestrou sobre o assunto para as crianças. Por fim, os alunos concluíram a etapa de pesquisa com uma saída de campo. Entre as descobertas proporcionadas pelo presente estudo, está a de que as borboletas entram em diapausa (vivas, mas quietas), à espera de temperaturas mais elevadas que lhes permitam o retorno às atividades e que, quando está frio, as borboletas preferem ficar paradas e escondidas em buracos nas árvores ou em esconderijos nas rochas do solo. Também pesquisamos sobre o tempo de vida das borboletas, e vimos que os ovos variam em tamanho e cor, dependendo da espécie. A partir da palestra que a turma teve com a bióloga, descobrimos que durante o inverno, parte das borboletas estão na fase de ovo, de pupa, algumas como lagartas, e outras em estado adulto. Mas é certo que todas elas estarão em repouso, diminuindo sua atividade ao máximo, quase como um urso que está em hibernação. Outras espécies voam para lugares mais quentes, onde podem voar até 3.000 a 4.000 Km. Podemos então constatar que as borboletas são animais sem capacidade para regularem a temperatura interna do corpo. Depois do período de intensas chuvas, enchentes e com a chegada do frio também podemos entender que acontecimentos climáticos também irão afetar a vida das borboletas. Ao observarmos as mudanças no pátio da nossa escola, como também nas casas das crianças e ao arredores da comunidade podemos verificar que as condições climáticas deste ano no período de abril a agosto foi muito desfavorável para a vida das borboletas, uma vez que a chuva, as enchentes e o intenso frio atrapalhou a diapausa das borboletas, vegetação molhada ou até destruída, falta de lugares para elas se esconderem e reduzirem suas atividades provocou a morte de várias delas em suas diferentes fases. Poucas borboletas costumam ser vistas na escola pelos alunos. Conseguimos visualizar alguns ovinhos e casulos. Mas não conseguimos achar nenhum esconderijo delas na escola, já alguns alunos conseguiram visualizar algumas borboletas quietinhas nas fendas das paredes de suas casas, principalmente em janelas, onde o sol batia. Palavras-chave: borboletas. inverno. clima. esconderijos. diapausa.

Alunos

Júlia Neis Lorscheiter
Lorena Furtado Belmiro Nery
Luiza Rohr Preis
Renata Franzen Simon

Orientadores

Cristiane Maria Sehnem Ferreira

Instituição

EMEF SÃO FRANCISCO
Tupandi /
  Tupandi –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Rocha Belmiro Lopes
Ana Rocha Belmiro Lopes
2 meses atrás

Maravilhosa apresentação,parabéns para o grupo.que projeto lindo.

2+
Aline furtado Belmiro
Aline furtado Belmiro
2 meses atrás

Parabéns a todos 👏👏.

0
greice kelle Furtado Belmiro
greice kelle Furtado Belmiro
2 meses atrás

parabéns, obrigado por incentivar nossas crianças

0
Lira
Lira
2 meses atrás

Observar a natureza sempre traz reflexões, e na infância é algo fundamental, pois, a imaginação é muito fértil.

0

Alunos

Júlia Neis Lorscheiter
Lorena Furtado Belmiro Nery
Luiza Rohr Preis
Renata Franzen Simon

Orientadores

Cristiane Maria Sehnem Ferreira

Instituição

EMEF SÃO FRANCISCO
  Tupandi –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
4
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: