Paint vida: Pintura Abstrata como Ferramenta para Melhorar a Saúde Emocional de Estudantes de Escola Pública”
Resumo do projeto
A inteligência emocional é a capacidade das pessoas entenderem e gerenciarem as próprias emoções, bem como reconhecerem e influenciarem as emoções dos outros, permitindo o diálogo, a resolução de conflitos e a tomada de decisões. Considerando que a saúde emocional dos estudantes de escolas públicas enfrenta desafios devido a fatores como pressão acadêmica, questões socioeconômicas e falta de suporte emocional, entende-se que a arte, especificamente a pintura abstrata, pode servir como uma intervenção eficaz para promover o bem-estar
emocional destes estudantes. Acredita-se que a pintura abstrata, tem sido sugerida como uma ferramenta terapêutica acessível e eficaz crescente preocupação com a saúde mental dos estudantes, especialmente em ambientes escolares públicos, onde fatores socioeconômicos podem agravar o estresse e a ansiedade. Sendo assim, a pergunta norteadora desta pesquisa é: de que forma oficinas de pintura abstrata podem contribuir para a melhoria da saúde emocional dos estudantes de escolas públicas? Para execução deste estudo realizar-se-á um levantamento bibliográfico referente ao tema; visitas na escola selecionada; aplicação de questionário; e realização de sessões de pintura abstrata ao longo de um período específico. Espera-se observar uma redução significativa nos níveis de estresse e ansiedade dos estudantes, e a previsão de um aumento na autoestima e no bem-estar emocional dos participantes. O projeto também pretende servir como um modelo replicável para outras escolas que enfrentam desafios semelhantes, promovendo mudanças sustentáveis a nível pessoal e social.
Muito interessante, e deveria ser aplicado em escolas públicas e privadas.