Iniciamos o trabalho com a turma do Infantil 5B, focando a identidade – “O eu o outro e o nós”. Ao desenvolver as propostas e conhecendo mais as crianças e suas famílias fomos ampliando as curiosidades (por meio de conversas, desenhos, imagens de moradias, fotos das casas dos alunos, brincadeiras simbólicas) sobre as casas de cada um. Então começamos a trabalhar as moradias onde surgiu a curiosidade sobre quais materiais eram utilizados para construir uma casa.
As propostas pedagógicas elaboradas para a turma, são fundamentadas no que traz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), onde através da interação com seus pares, com adultos e pessoas que conheceram ao longo do processo, foram pensadas atividades, enriquecidas por meio de outras referências. As crianças tiveram a oportunidade de vivenciar, explorar e interagir, propostas como: observação de imagens, casas, prédios, casas “não convencionais” construções, bem como os materiais utilizados, explorar formas e texturas, passeio de campo, momentos de roda onde eram problematizadas questões como: Que características cada casa apresenta? Todas tem a mesma cor? O mesmo tamanho? O que uma tem de diferente da outra? Os tijolos são todos iguais, para que serve o cimento, a areia, a brita e a betoneira, canos e ferros?
Assistiram filmes e realizaram a entrevista com a arquiteta Simone. Neste encontro descobriram que alguns animais constroem suas casas, e que a cultura ou lugar influenciam nos materiais utilizados, como por exemplo: casa dos índios e as iglus. Ficaram maravilhados ao saber da existência do alicerce e dos pilares, fundamentais no processo de construção e manutenção das moradias. Também foram incentivadas a pensar e criar suas próprias casas, a “Casa dos Sonhos”.
Palavras-chave: construção de casas; materiais, aprendizagem.
Alunos
Maria Eduarda Manea
Davi da Silva Andrioli
Laura Rodrigues dos Santos
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Orientadores
Ana Paula Bueno
Instituição
Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris
Eu adorei a apresentação, eles souberem se expressar muito bem,e realmente falavam com propriedade sobre o assunto com conhecimento,parabéns à todos.