O lixo plástico representa um crescente desafio ambiental, afetando oceanos e ecossistemas terrestres. Impactada por um vídeo sobre ilhas de plásticos no oceano Pacífico, apresentado no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a turma refletiu sobre esse problema e se propôs a investigar alternativas para reduzir o lixo plástico e promover a conscientização e sustentabilidade A pesquisa começou com a pergunta “o que fazer com tanto lixo plástico?” e levou a diversas dúvidas, incluindo a viabilidade da queima do lixo plástico, a reciclabilidade de todos os tipos de plástico, a localização das ilhas de plástico, a definição de plástico biodegradável, os princípios dos 7 Rs da sustentabilidade e as possibilidades de transformações dom plástico.
As hipóteses levantadas antes da pesquisa incluíram a necessidade de destinação correta do plástico, a importância da coleta seletiva, e o uso de sacolas de pano como alternativas ao plástico, além da transformação do lixo plástico em novos produtos através da reciclagem.
Para investigar, os alunos realizaram pesquisas em fontes digitais e físicas, experimentos no laboratório de ciências, atividades práticas e interações com especialistas em gestão de resíduos. O uso do Padlet, plataforma digital, facilitou a colaboração na documentação das descobertas, que incluíram o entendimento sobre a produção de plástico, seu ciclo de vida, suas características e classificações, descarte correto e alternativas de reaproveitamento e transformação, dos termoplásticos e termorrígidos.
O encontro com a startup Trashin ampliou a visão sobre gestão de resíduos, reforçando a necessidade de repensar o consumo e a importância da conscientização. Os estudantes participaram de experimentos com exemplos práticos de reaproveitamento de plásticos recicláveis no ambiente escolar, como acessórios decorativos a partir de PS-6 (isopor), ressignificando um tipo de plástico que possuí restrições de reciclagem, casinhas de passarinho de PET-1 para abrigo de aves, promovendo a responsabilidade ambiental, brinquedo bilboquê de PET-1 para diversão e, um exemplo notável, o Eco-Cooler, invenção de Ashis Paul, um projeto sustentável que minimiza o calor em áreas quentes.
Os resultados da pesquisa confirmaram algumas hipóteses, especialmente a relevância da coleta seletiva, mas também introduziram novos conceitos, como a dificuldade de reciclar certos plásticos e a importância de adotar os 10 Rs da sustentabilidade (repensar, recusar, reduzir, reutilizar, reparar, reaproveitar, reciclar, reaplicar, reintegrar e referências). A turma lançou uma campanha de arrecadação de resíduos plásticos, envolvendo a comunidade escolar e unindo esforços com a Trashin para transformar o plástico coletado em um produto útil.
Decidiu-se pela criação de um Plano Inclinado com material 100% reciclado, destinado a facilitar a leitura e escrita de estudantes com necessidades específicas. Esse projeto, além de promover a acessibilidade, foi elaborado em parceria com cooperativas que forneceram o material reciclado.
Na conclusão da pesquisa, ficou evidente que a gestão adequada do lixo plástico exige um esforço conjunto, que inclui conscientização, inovação em tecnologias de reciclagem e mudanças de comportamento por parte de todos. Cada ação individual pode contribuir para a redução do impacto ambiental causado pelos plásticos, e existem soluções em desenvolvimento que podem ser aplicadas para enfrentar esse desafio global. Com criatividade e responsabilidade ambiental, é possível transformar plásticos em soluções sustentáveis e inspirar práticas que promovam um futuro mais inclusivo e sustentável.
Que amor!
Parabéns equipe!!
muito bom o trabalho
Excelente trabalho e condução . Parabéns professora Carol e alunos da turma 25!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Excelente projeto! Parabéns aos alunos, aos professores e à escola por trazerem questões e soluções tão importantes para o futuro e à sustentabilidade do planeta! Educação muda o mundo!
Parabéns! Lindo Projeto
Quero cumprimentar a iniciativa. E parabenizar os alunos pelo projeto. Continuem a pesquisar, que é com busca de soluções, que se conseguem avanços. Flávio Casaccia
Parabéns
Parabéns!!!! Muito bom!!
Parabéns! Excelente pesquisa.
Bela iniciativa!
Que amor! Muito pertinente ❤️❤️❤️
Maravilha turminha. Estão de parabéns e vai dar certo.
Muito interessante a temática escolhida. Parabéns!!
💓Felicitaciones niños y maestros!!! Hay que trabajar con ellos y por ellos!!! cuanto más pequeños mejor para generar conciencia y aprendizaje 🤩
Excelente!!
Parabéns a Professora e aos alunos, lindo trabalho. Em tempos de eventos climáticos extremos, importante já terem essa preocupação desde cedo.
essa turma é demais!!!
A educação para a reciclagem através das crianças nas escolas, deverá trazer investimentos capazes de tornar o planeta sustentável. Parabéns e sucesso pela iniciativa.
Parabéns!! Lindo trabalho! Uma super ideia para ajudar o nosso planeta! 😍👏🏻
Parabens
Ótimo trabalho, onde que vota?
A votação encerrou ontem, às 16h.
Parabéns pela iniciativa. Parabéns aos alunos e professores.
Maravilha de ideia e parabéns as crianças por desenvolverem tão linda proposta!
Parabéns! Excelente projeto.
Parabéns pela conscientização!
Parabens!!!
Parabéns!!!
Parabéns
Ótimo projeto