O protagonismo estudantil por meio da Feira de Ciências: possibilidades de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental
Resumo do projeto
O protagonismo estudantil emerge como um elemento central no
processo educacional contemporâneo, sendo um fator determinante para
a promoção de uma aprendizagem ativa, crítica e significativa. A
importância desse processo reside, em grande medida, na possibilidade
de os estudantes se tornarem agentes ativos na construção do
conhecimento, contrastando com a visão passiva que caracteriza os
modelos pedagógicos tradicionais. Segundo Lima e Souza (2019), ao
serem incentivados a participar ativamente na definição dos rumos de sua
aprendizagem, os alunos desenvolvem habilidades essenciais para a vida,
como autonomia, responsabilidade, capacidade crítica e habilidades de
resolução de problemas. Estes aspectos não apenas contribuem para o
sucesso acadêmico, mas também preparam os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo que requer profissionais capazes de inovar, colaborar e liderar. Além disso, na Feira de Ciências, as pessoas da comunidade são convidadas a visitar as salas de aula e conhecer nossos trabalhos. É um momento em que nos sentimos valorizados, onde somos protagonistas. É como se fôssemos professores nesse dia. Sobre o
projeto, a questão que nos motivou foi: como colocar em prática o que
estudamos na sala de aula? Pensamos na Feira de Ciências.