EnglishPortugueseSpanish

O ensino de matemática na Região Sul como “despotencializador” de estudantes

Resumo do projeto

O tema do trabalho “O ensino de matemática na Região Sul como “despotencializador” de estudantes” é a percepção dos estudantes quanto ao ensino da matemática na educação básica da Região Sul do Brasil. O grupo percebeu que em seu cotidiano, há um notável número de pessoas que parece não gostar da área. Assim, a justificativa da pesquisa é a necessidade de compreender os motivos pelos quais existem estudantes na educação básica que possuem um distanciamento da matemática. Além disso, as implicações que isso tem no desenvolvimento cognitivo e social destes alunos instigou o desenvolvimento da pesquisa, tendo em vista como a matemática pode “potencializar” ou “despotencializar”, segundo Skovsmose, o aluno. Assim, o objetivo do trabalho é investigar os motivos pelos quais os estudantes não têm boa relação com a matemática, buscando descobrir se há carências nas concepções de ensino analisadas. Para isso, foi pretendido descobrir se há relação entre a percepção de que as aulas são entediantes e o desinteresse dos discentes e explorar como o incentivo dos professores pode influenciar o interesse deles. A metodologia do trabalho constitui-se em três etapas. Na primeira, o grupo fez um levantamento bibliográfico de livros e artigos sobre a Educação Matemática Crítica, analisou dados do PISA 2022 e estudou conceitos de Paulo Freire, José Moran e ideias da BNCC. Logo após, a segunda etapa foi composta pelo desenvolvimento e aplicação do questionário, utilizando a ferramenta Formulários Google. Feitas as regionalizações do trabalho, a saber: o nível de formação do público a ser analisado e a natureza em que estas escolas se enquadram (público ou privado), o questionário foi aplicado para 534 alunos de uma escola de ensino privado. Por fim, na terceira etapa do trabalho, ainda em andamento, o grupo analisou e relacionou os primeiros resultados obtidos com a bibliografia estudada, o que posteriormente compôs os resultados parciais da pesquisa. Após a análise dos dados do questionário e do referencial teórico, o grupo, por ora, pôde inferir que não há apenas um fator que faz os alunos não gostarem das aulas de matemática, visto que existem motivos que estão relacionados ou às aulas em si ou às características individuais do aluno. O primeiro fator é o modelo de educação matemática tradicional, entendido pelos autores como inadequado nas salas de aula, já que seu uso vai na contramão do interesse do aluno e seu aprendizado, baseado nos dados levantados no questionário. Além disso, o segundo fator analisado é a percepção da matemática como entediante, o que pode ser mitigado pelo uso de aulas práticas, relacionadas com o cotidiano, nas instituições de ensino, para gerar interesse e trazer benefícios na aprendizagem dos estudantes. Por fim, o último fator identificado é a relação professor-aluno. Uma boa relação entre os sujeitos do processo de ensino-aprendizagem é essencial para o estudante gostar das aulas. Desse modo, os autores entendem que os principais motivos pelos quais os estudantes não gostam das aulas de matemática são o modelo de educação tradicional, que gera tédio e afastamento dos estudantes, e os conflitos relacionados à relação professor-aluno. Para o futuro do trabalho, o grupo pretende ainda aplicar o questionário em escolas em contexto sociais e pedagógicos diferentes.

Alunos

Sandy Paulin Cordeiro
Mateus Almeida Soares
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Vanessa Likoski Ramos

Instituição

Colégio La Salle Santo Antônio
Porto Alegre /
  Porto Alegre –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
23 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vanessa
Vanessa
2 meses atrás

Parabéns! Excelente e necessário projeto! O Brasil precisa de mais estudos assim, principalmente sobre o ensino de matemática.

13+
Magda
Magda
2 meses atrás

Parabéns, que sirva de exemplo a muitos estudantes.

10+
Cezar Teixeira
Cezar Teixeira
2 meses atrás

Parabéns pesquisadupela proposta e relevância do projeto.

7+
iaraci de Souza Silva
iaraci de Souza Silva
2 meses atrás

Extremamente importante esta pesquisa, a qual deve chegar aos espaços acadêmico e escolar, a fim de problematizar a relevância da matemática motivacional e que seja percebida no cotidiano, na Ancestralidade Afro-ameríndia, pois há “n” exemplos destas culturas. Parabéns pela proposta!

7+
Sara Neves
Sara Neves
2 meses atrás

Parabéns pelo trabalho, a escola necessita valorizar a autonomia do estudante e a criação de um ambiente educacional que estimule a curiosidade, o questionamento e a participação dos estudantes.

4+
Laura Costa da Silva
Laura Costa da Silva
2 meses atrás

Buscando entender as causas, abre-se a possibilidade de busca de alternativas pedagógicas para despertar o interesse também daqueles alunos com menor interesse!!

4+
Letícia Martins de Lima Becker
Letícia Martins de Lima Becker
2 meses atrás

Parabéns pelo trabalho, ótima temática de rica importância. Adorei !!!

2+
Rita Alfonso
Rita Alfonso
2 meses atrás

Projeto com empatia , pensando nos colegas que não gostam tanto da matemática

2+
Malú Portella
Malú Portella
2 meses atrás

Parabéns!!!!

1+
Jorge Neiman
Jorge Neiman
2 meses atrás

Estudantes que estudam… tudo que o Brasil precisa! Parabéns!

1+
Thais
Thais
2 meses atrás

Sucesso!

0
Leila Mylius
Leila Mylius
2 meses atrás

Parabéns, maravilha quando alunos se empenham em estudos fora do comum da sala de aula. Que sirvam de exemplo

1+
Eduardo Barcelos
Eduardo Barcelos
2 meses atrás

Meus parabéns pelo projeto! Muito importante a escolha do tema. Um abraço do Grêmio Estudantil Teresiano!

1+
Alessandra Ruperti
Alessandra Ruperti
2 meses atrás

Parabéns ❤️

0
Elizabete Pereira da Silva
Elizabete Pereira da Silva
2 meses atrás

projeto interessante…penso ser importante também o livro didático disponivel ao aluno como ferramenta de revisão e ampliação do conhecimento dado por um bom professor não só com conteúdo forte mas com uma boa didática….pois nem sempre se tem estes dois fatores associados…outra sugestão é que se fosse falado e mostrado aos jovens alunos algumas das formas que a matemática tem e que ajuda no desenvolver do raciocíneo, alargando a compreensão dos fenomenos da vida, mas que isso fosse passado de forma descontraída e lúdica, instigando o aluno a pensar a querer conhecer….

1+
Marle
Marle
2 meses atrás

Excelente trabalho!!!
Parabéns!!!

0
Suzana
Suzana
2 meses atrás

Parabéns pelo trabalho. É um orgulho muito grande ver o trabalho de dois estudantes envolvidos, interessados nos processos de pesquisa e, que mostram a importância da relação dos sujeitos no processo de ensino-aprendizagem. Que o trabalho desperte o interesse de mais estudos nessa ares.

1+
Adriana Rocely
Adriana Rocely
2 meses atrás

Parabéns! O projeto vai mostrar caminhos para que a matemática seja melhor direcionada no campo do ensino e aprendizagem.

0
Rubia
Rubia
2 meses atrás

Sensacional! Parabéns aos envolvidos!!! 👏👏

0
Joana
Joana
2 meses atrás

Interessante e pertinente!

0
Plínio Spinatto Schereschewsky
Plínio Spinatto Schereschewsky
2 meses atrás

Muito pertinente!

0
GEORGE
GEORGE
1 mês atrás

COMO SE PESSOAS RELEVANTES NO CENÁRIO MUNDIAL NÃO TIVESSEM PASSADO PELO MÉTODO TRADICIONAL. HÁ TEMPO VIROU MODA ESSAS CONSIDERAÇÕES, EMBORA OS RESULTADOS TB ESTÃO MUITO A DESEJAR. NO CASO DO BRASIL, ALUNOS QUE OPTAM POR INSTITUIÇÕES MILITARES DE NOME, SERÁ Q TÊM TEMPO PARA FICAR DIVULGANDO SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM???

0
Lia
Lia
1 mês atrás

Mto bom!!!

0

Alunos

Sandy Paulin Cordeiro
Mateus Almeida Soares
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Vanessa Likoski Ramos

Instituição

Colégio La Salle Santo Antônio
  Porto Alegre –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
23
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: