Investigação sobre os hábitos de estudo e sua influência no processo de aprendizagem de alunos do Colégio João Paulo I – Unidade Sul.
Resumo do projeto
A presente pesquisa apresenta como objetivo verificar se ter um hábito de estudo influencia positivamente na aprendizagem de adolescentes. Um bom sistema educacional é fundamental no desenvolvimento de uma sociedade, auxilia em fatores como crescimento econômico e melhor qualidade de vida. O avanço do conhecimento do processo de aprendizagem traz oportunidades de adaptação do ensino em diferentes níveis para que tenha mais efetividade. Pode-se dizer que a aprendizagem consiste na consolidação de ligações cerebrais e de mudanças estruturais do sistema nervoso, que são consequências da exposição a estímulos. Os conteúdos que são ensinados nas escolas têm o propósito de serem mobilizados quando o indivíduo for enfrentar situações ao decorrer da vida. Isso não é possível se não estabelecerem conexão prática com o dia a dia. A justificativa do presente trabalho é que uma das causas do processo de evasão escolar é a falta de motivação dos alunos, muitas vezes dada pela ineficácia do processo de ensino aprendizagem. O conhecimento sobre as bases neurobiológicas e sobre o funcionamento do aprendizado evoluiu; isso pode auxiliar na adoção de métodos mais efetivos de estudo. A metodologia da pesquisa foi dividida em duas partes de execução. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos, sites e livros que possuem informações relacionadas ao tema do trabalho. A segunda parte da metodologia consistiu na confecção e na aplicação de um formulário que teve o objetivo de investigar como os participantes da pesquisa coordenam seus hábitos de estudo. As perguntas tratavam sobre a relação entre os hábitos e os resultados, quais os métodos de estudo mais eficazes para o aluno, sobre o comportamento, organização, nível de estresse, entre outros. O formulário foi feito no programa “Google Forms” e teve 12 perguntas. Após o recebimento das respostas do questionário, foram feitos gráficos e levantamentos sobre os hábitos de estudo e aprendizagem e como os alunos lidam com isso. Como resultados, tem-se o formulário aplicado com 99 alunos do Colégio João Paulo I, com faixa-etária a partir de 10 anos. Os participantes leram uma média de 8 livros em 2022, sendo melhor comparada a média brasileira de livros lidos por ano, que é cerca de 5 livros. Quanto aos métodos de estudo utilizados, observa-se que, dos alunos abaixo da média, 9% não usa método de estudo, enquanto 64% dos alunos acima da média, usam 4 a 6 métodos de estudo. Dentre os métodos de estudo mais utilizados estão a realização de resumos e estudar as anotações feitas em aula. São 72% dos alunos que afirmam que têm notas abaixo da média, que estudam somente quando estão perto das provas. E são 30% dos alunos que afirmam terem notas acima da média que estudam todos os dias. Como um todo, 60% dos participantes da pesquisa estudam somente antes das provas, enquanto 20% estudam todos os dias. Baseando-se nos resultados obtidos, pode-se concluir que grande parte dos alunos entrevistados não estão totalmente satisfeitos com a sua organização de estudos. Foi observado que um dos fatores fundamentais para esse bom resultado é a exposição a diferentes estímulos. O outro principal fator analisado que aparentemente apresenta grande influência na aprendizagem efetiva é a frequência de estudo. Alunos que intensificaram o tempo dedicado ao estudo, obtiveram notas acima da média. Portanto, ao avaliar o efeito de hábitos de estudo no rendimento escolar, concluiu-se que a intensidade e a variabilidade dos métodos de estudo implicam em melhores resultados. A aprendizagem efetiva mostra-se, na maioria das vezes, dependente dessa insistência.