Nosso tema é sobre a busca de igualdade de gênero na política. Nos motivamos após acompanharmos diversos casos de abusos e assédios contra mulheres, como as mesmas são poucas em relação aos homens e o quanto sofrem ao exercerem seus cargos políticos, pelo motivo de serem mulheres, e estarem ocupando espaços que tecnicamente são destinados aos homens. Deste modo muitas outras mulheres que têm interesse em participar do ramo político acabam desistindo, com medo de serem assediadas e violentadas. Em nosso município, em 33 anos desde a emancipação, tivemos apenas 7 mulheres como vereadoras e 77 homens, os prefeitos eleitos todos foram homens. Alguns partidos acabam por forçar mulheres a participarem da política apenas para preencherem a cota mínima de 30%. A pergunta norteadora foi “como podemos contribuir enquanto estudantes do Ensino Fundamental, para promover a igualdade de gênero na política, e quais ações poderiam ser feitas para trazer ao conhecimento dos estudantes da EMEF Bernardo Lemke a importância da representatividade feminina na política no município de Nova Hartz. Nosso objetivo geral é aumentar a representatividade feminina na política, sendo essa não apenas para respeitar a porcentagem mínima prevista na lei, mas engajando mulheres que realmente sintam vontade de ocupar esse espaço. Os métodos utilizados foram pesquisa bibliográfica, de campo, qualitativa e quantitativa. Trouxemos uma exposição da Assembleia Legislativa (Procuradoria da Mulher), intitulada “Na minha escola não tem espaço para violência de gênero”. Enviamos um formulário às ex-vereadoras do município, para sabermos sobre como foram seus mandatos. Desenvolvemos duas rodas de conversa com ex-vereadoras sobre a sua vivência política. Participamos de uma reunião com a Procuradora da Mulher, na Assembleia Legislativa. Criamos um jogo baseado no livro “101 mulheres incríveis que mudaram o mundo” onde os alunos elaboraram mapas mentais sobre algumas mulheres que aparecem no livro (ativistas políticas) e jogaram “Quem sou eu?”, além de outras atividades pedagógicas como jogos online que criamos para envolver alunos do 4º ao 9º ano. Constatamos até o momento que é sim, com o desenvolvimento de projetos como este, que vamos conseguir alcançar a almCategoria EJAda democracia paritária e a igualdade de gênero futuramente.
PALAVRAS-CHAVE: Igualdade de Gênero. Mulher. Política.
Alunos
Joana Cristina Schavetock Kauer
Emanuely Lunkes dos Santos
Amanda Vitória Pelinson de Moura
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Orientadores
Denize Groff
Instituição
Escola Municipal de Ensino Fundamental Bernardo Lemke
Trabalho incrível, continuem se esforçando meninas
Parabéns muito interessante
Parabéns! Que trabalho maravilhoso!!!
Parabéns meninas
Tema muito relevante, parabéns meninas show!
Parabéns meninas pelo belíssimo trabalho.
Parabéns as minhas alunas por tanta dedicação e seriedade no desenvolvimento dessa pesquisa e ações colocadas em prática.
Projeto maravilhoso!
Que orgulho minhas meninas
Projeto de EXTREMA relevância, vocês são incríveis?
São incríveis!
Nosso futuro representado em um projeto!
Parabéns meninas !
Trabalho maravilhoso meninas
Parabéns pelo trabalho de muita relevância social.
trabalho muito bom , de estrema relevância, arrasaram meninas!
Parabéns! Que trabalho maravilhoso