EnglishPortugueseSpanish

GEOHISGAME – Aprenda História e Geografia de forma lúdica.

Resumo do projeto

GeoHisGame é um projeto educacional voltado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Hélio Fraga em Nova Santa Rita, utilizando gamificação e atividades interdisciplinares em História e Geografia. O objetivo é criar um jogo pedagógico com a participação ativa dos educandos, integrando o uso da Sala Maker e outros espaços educativos. O projeto promove debates sobre Geopolítica por meio de aulas expositivas dialogadas, utilizando recursos como a lousa digital para explicar conceitos de territorialidade geográfica e contextos históricos. A construção do jogo envolve a criação de um tabuleiro representando o mapa político mundial com o uso de impressora 3D, orientado pelo professor maker e com a participação dos estudantes. Além disso, os alunos realizam atividades de inclusão digital no laboratório de informática, pesquisando dados históricos e geográficos dos países que compõem o mapa-múndi. Esses dados são organizados em fichas personalizadas e publicados em um blog, que serve como uma plataforma interativa para o jogo e um diário de bordo para acompanhamento das etapas do projeto. O blog também atua como um repositório de conhecimento e ferramenta colaborativa. Outro destaque é a criação de um manual de cartas com informações sobre os países representados no jogo, além de objetivos a serem alcançados. O uso de QR codes proporciona trilhas de aprendizagem que incluem vídeos e materiais complementares, além de perguntas e desafios que tornam o jogo mais interativo. O QR code também oferece dicas, bônus e elementos extras que ampliam a experiência dos jogadores. Os recursos materiais incluem MDF, papelão, folhas adesivas e PLA, utilizados na construção do tabuleiro e das peças do jogo. As atividades são realizadas nas salas de aula, de informática e Maker, com a utilização de pistolas de cola quente, impressoras 3D e outros materiais comuns. A metodologia aplicada enfatiza a interdisciplinaridade, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade, alinhados com a cultura maker e com as demandas profissionais do futuro. As atividades propiciam aos educandos o protagonismo no processo de ensino-aprendizagem, reforçando a autonomia e a cidadania, enquanto os professores atuam como mediadores. Ao longo do projeto, aulas dialogadas interdisciplinam os conteúdos históricos e geográficos, abordando temas como fatos históricos locais e globais, disputas territoriais e índices de desenvolvimento humano (IDH). A inclusão digital também é uma parte essencial, pois ensina os estudantes a pesquisar dados e discutir seus achados em sala de aula. A criação de jogos como estratégia pedagógica tem respaldo em pesquisas que demonstram sua importância no desenvolvimento da socialização, autoestima e autonomia dos alunos. O GeoHisGame segue essa premissa ao integrar a perspectiva de inclusão educacional, especialmente para estudantes com necessidades especiais, garantindo que todos participem ativamente da construção do conhecimento. A dinâmica do jogo consiste em mover pinos pelo tabuleiro conforme os jogadores respondem a quizzes sobre conteúdos geopolíticos e históricos, interagindo com os QR codes. O objetivo final é atingir uma pontuação previamente estipulada, o que estimula o aprendizado de forma lúdica e engajante.

Alunos

Ariane Catarina Nascimento Dias
Claudia Alexandra Nunes de Lima
Rafael Fernandes da Maia
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Jeferson Pereira Tanger

Instituição

EMEF HÉLIO FRAGA
Nova Santa Rita /
  Nova Santa Rita –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
42 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Janini
Janini
2 meses atrás

Muito interessante!

5+
Giovanni Ribeiro
Giovanni Ribeiro
2 meses atrás

Excelente projeto!

4+
Priscila
Priscila
2 meses atrás

Muito interessante, bem didático e fácil o entendimento

2+
Edwin Adrin jorge
Edwin Adrin jorge
2 meses atrás

Muito interessante aprender de forma lúdica

0
Andréa Inajá Lazaro
Andréa Inajá Lazaro
2 meses atrás

Excelente!!!!!

1+
Lisandra Barbosa
Lisandra Barbosa
2 meses atrás

Projeto potente por valorizar o lúdico, proporcionar a aprendizagem através de uma linguagem que conversa com o público alvo do projeto que é o jogo e que potencializa a importância das disciplinas de História e Geografia como norteadoras dos educandos no tempo e no espaço.

1+
Aline Tanger
Aline Tanger
2 meses atrás

Excelente projeto!
Muito bom!

2+
Adriane
Adriane
2 meses atrás

Excelente projeto! Lúdico e interdisciplinar

1+
Roberta Castro
Roberta Castro
2 meses atrás

Ótimo projeto!!!
Parabéns a todos envolvidos.

2+
David sielichow Lima
David sielichow Lima
2 meses atrás

Muito bom

1+
Dayane Ambos
Dayane Ambos
2 meses atrás

Parabéns pelo trabalho maravilhoso! 👏🏻👏🏻👏🏻

1+
Sandro Job
Sandro Job
2 meses atrás

Ótimo trabalho! Parabéns aos envolvidos.

2+
Sandro Job
Sandro Job
2 meses atrás
Reply to  Sandro Job

Nosso trabalho já chegou bem longe professor Sandro! Parabéns!

1+
Karla
Karla
2 meses atrás

Ótimo projeto

2+
Paulo Menezes
Paulo Menezes
2 meses atrás

Didático. Excelente trabalho.

1+
Mateus
Mateus
2 meses atrás

Muito bom

1+
Fernando
Fernando
2 meses atrás

Parabéns pelo projeto

1+
Adriani Pereira
Adriani Pereira
2 meses atrás

Parabéns pelo trabalho!!!!

1+
Edison ESTIVALETE Bilhalva
Edison ESTIVALETE Bilhalva
2 meses atrás

Parabéns pelo projeto…

1+
Michelle
Michelle
2 meses atrás

Muit bom

1+
Pablo Bilhalva
Pablo Bilhalva
2 meses atrás

Parabéns, projeto muito didático e interessante.

1+
Rute Bianchi Menezes
Rute Bianchi Menezes
2 meses atrás

Muito bom. Parabéns

1+
Roseli Foliatti
Roseli Foliatti
2 meses atrás

Ótimo trabalho bom desenvolvimento do tema.

1+
Aylla
Aylla
2 meses atrás

Muito bem pensado, com uma abordagem simples e enriquecedora. Parabéns ao grupo!

1+
Leandro Pereira Tanger
Leandro Pereira Tanger
2 meses atrás

Ótimo trabalho!! É muito mais fácil assimilar o conhecimento de forma lúdica.

1+
Vanda Luisa Vanzin
Vanda Luisa Vanzin
2 meses atrás

Ótimo trabalho,de grande conhecimento e interdisciiplinariedade. Parabéns Eja Hélio Fraga.

1+
Adriana Cristina Camargo
Adriana Cristina Camargo
2 meses atrás

Parabéns pelo projeto!
Orgulhosa de todos!

0
Rosane Cardoso
Rosane Cardoso
2 meses atrás

Que projeto bacana!!! Sucesso que se realize plenamente.

1+
Barbara
Barbara
2 meses atrás

Parabéns ao Professor Jeferson, Orientador, e aos alunas e aluno participantes.É um lindo projeto envolvendo a geopolítica atual. Sem, dúvida, em pleno século culo 21, é fundamental que os alunos saibam o que acontece e a localização dos fatos.

1+
verena
verena
2 meses atrás

muito interessante, parabens pelo trabalho!

2+
Mariana Quadros
Mariana Quadros
2 meses atrás

Muito interessante!

1+
Morgana Silva
Morgana Silva
2 meses atrás

Excelente!

1+
Volnei Picolotto
Volnei Picolotto
2 meses atrás

Excelente! Parabéns, prof. Jeferson e estudantes!

1+
andressa
andressa
2 meses atrás

Parabéns

1+
Eduardo Peralta
Eduardo Peralta
2 meses atrás

Muito bom!

1+
Alessandra Souza
Alessandra Souza
2 meses atrás

Parabéns pelo projeto GEOHISGAME! A proposta de ensinar História e Geografia de forma lúdica é inovadora e oferece um grande potencial para tornar o aprendizado mais envolvente e eficaz. Desejo muito sucesso na Mostratec!

0
Julya Torres
Julya Torres
2 meses atrás

Excelente projeto!

0
Diego coronel
Diego coronel
2 meses atrás

Incrível projeto

0
Alex Milano
Alex Milano
2 meses atrás

O MAIOR fato é a autonomia do aluno andando junto com o seu aprendizado, sendo assim tem em si um lúdico livre e questionador dentro de uma plataforma segura e objetiva

0
Daniele Cossio
Daniele Cossio
2 meses atrás

Muito legal…. Parabéns pessoal

0
Mariana Rosa
Mariana Rosa
2 meses atrás

Muito Bom! Parabéns a todos!

0
Marli Castro
Marli Castro
2 meses atrás

Parabéns 👏👏👏 ótimo trabalho

0

Alunos

Ariane Catarina Nascimento Dias
Claudia Alexandra Nunes de Lima
Rafael Fernandes da Maia
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Jeferson Pereira Tanger

Instituição

EMEF HÉLIO FRAGA
  Nova Santa Rita –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
42
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: