EnglishPortugueseSpanish

ERA UMA VEZ… E EU ME TORNEI ESCRITOR!

Resumo do projeto

Este projeto científico, com foco na criação e leitura de livros infantis, surgiu a partir da paixão de uma aluna por criar pequenos livros, o que despertou o interesse de sua professora e, posteriormente, de outros alunos. Tal iniciativa destacou-se como uma oportunidade para fomentar a expressão criativa e fortalecer o hábito da leitura entre as crianças, sendo o projeto estruturado para que todos os alunos pudessem criar suas próprias obras. Os livros produzidos abordam temas cotidianos da infância, incluindo amizade, sentimentos, festas, brincadeiras, animais de estimação, sonhos e o ambiente escolar e familiar. As produções, realizadas semanalmente em casa, são apresentadas às quintas-feiras, com as leituras gravadas e publicadas. Essas gravações, além de treinar a oralidade e habilidades de apresentação, visam inspirar outros alunos e a comunidade a lerem e se engajarem com o projeto. Metodologicamente, o projeto combinou abordagens qualitativas e quantitativas. No âmbito qualitativo, a professora realizou uma análise contínua da evolução das produções dos alunos, observando o progresso criativo e a construção narrativa de cada um, complementada por uma pesquisa com as famílias para investigar o impacto do projeto no ambiente familiar. A pesquisa quantitativa incluiu a coleta de dados sobre o progresso dos alunos em termos de leitura, escrita e comunicação, comparando indicadores ao longo do desenvolvimento do projeto. A observação direta em sala de aula foi utilizada como ferramenta diária de avaliação, monitorando a participação e o engajamento dos alunos. Paralelamente à produção dos livros, os alunos participaram de pesquisas sobre a história do papel e da escrita, assistiram a reportagens sobre crianças escritoras e estudaram diferentes gêneros literários e o processo editorial, desde a concepção de um esboço até a publicação final de um livro. Os resultados do projeto foram bastante promissores, com impacto positivo tanto no ambiente escolar quanto no familiar. As famílias relataram que os alunos se tornaram mais participativos e motivados em casa, enquanto a professora observou um progresso significativo nas habilidades de leitura, escrita e criatividade dos estudantes. O projeto também reformulou a hipótese inicial de que a escrita seria inacessível para muitas crianças, demonstrando que a prática de escrever, quando incentivada de forma criativa, abre novos horizontes de expressão e aprendizado. A culminância do projeto ocorrerá com o armazenamento dos livros em uma cápsula do tempo, que será enterrada no pátio da escola e aberta após cinco anos, celebrando o esforço, a evolução criativa dos alunos e reforçando a importância contínua da escrita e da leitura no desenvolvimento infantil. O sucesso deste projeto evidencia a eficácia de iniciativas pedagógicas voltadas à formação de novos leitores e escritores, contribuindo para o desenvolvimento educacional e pessoal dos participantes. Leitura, criatividade, vídeos.

Alunos

Sabrina da Silva Aguiar
Eduarda Moraes Fonseca Flores
MARIA CLARA MACHADO
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Daniela Isidoro

Instituição

EMEF Dr. Lauro Hampe Muller
Taquara /
  Taquara –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ketryn
Ketryn
2 meses atrás

Meninas lindas e inteligente, torço pra este projeto maravilhoso!

4+
Jurema
Jurema
2 meses atrás

Minha neta Eduarda!
Minha boneca!

4+
Michele Fonseca Franco
Michele Fonseca Franco
2 meses atrás

Que lindas, tão educadas, inteligentes e talentosas! Que dê muito certo este projeto! Parabéns pela iniciativa. Eu amo muito ler, mas ainda não sou escritora. Quem sabe um dia me torno após esta motivação maravilhosa?! 😉

3+
Clarissa Fonseca
Clarissa Fonseca
2 meses atrás

Muito especial esse projeto!! Parabéns, Professora, vc está fazendo a diferença na vida destas meninas e de muitos outros através delas…que emocionante!! Parabéns, meninas!! Vcs arrasaram!!

2+
Queila Fonseca Reis
Queila Fonseca Reis
2 meses atrás

Parabéns pra essas meninas tão maravilhosas. Continuem crescendo cada dia mais e desenvolvendo seus talentos

2+
Leandro
Leandro
2 meses atrás

Parabéns pra vcs,sucesso.

2+
Nicole Souza
Nicole Souza
2 meses atrás

Ótimo projeto

2+
Cristiane
Cristiane
2 meses atrás

Parabéns pelo esforço dedicação e criatividade das meninas e professora ..vcs estavam lindas …..exelente trabalho.

2+
Jeniffer
Jeniffer
2 meses atrás

Parabéns meninas pelo projeto… Muito inteligentes e lindas♥️

2+

Alunos

Sabrina da Silva Aguiar
Eduarda Moraes Fonseca Flores
MARIA CLARA MACHADO
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Daniela Isidoro

Instituição

EMEF Dr. Lauro Hampe Muller
  Taquara –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
9
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: