Este projeto objetiva esclarecer as propriedades da areia monazítica e do mineral monazita, abordando suas características, aplicações e implicações, e promovendo uma compreensão precisa para evitar a disseminação de informações incorretas. A pesquisa foi conduzida em várias etapas, começando com uma revisão bibliográfica aprofundada para coletar informações científicas sobre a composição, origem e usos desses materiais. Em seguida, amostras de areia monazítica foram coletadas e analisadas utilizando técnicas laboratoriais apropriadas para a idade do aluno pesquisador. Um questionário foi desenvolvido e aplicado para 100 pessoas para avaliar o conhecimento público sobre a areia monazítica e a monazita, identificando percepções e mitos comuns. Os dados obtidos foram analisados para identificar padrões e fornecer uma base para a elaboração de três artigos informativos escritos pelo próprio aluno que escreveu sobre a areia monazítica, a monazita e aspectos gerais da geologia desses materiais. Além disso, foi criada a primeira etapa do museu virtual interativo para oferecer uma plataforma digital acessível, onde os usuários poderão explorar visual e textualmente as características da areia monazítica e da monazita. Este museu virtual continua em desenvolvimento como uma ferramenta educacional para ampliar o conhecimento e a compreensão do público sobre esses temas. Como resultado, foi possível destacar a importância da iniciativa de criar um Museu Virtual adaptado para que estudantes e professores tenham acesso à informações confiáveis de forma lúdica e acessível, uma vez que o ensino de geociência na educação básica tem a necessidade de ser democratizado.