2. RESUMO: Como surgiu o interesse pelas borboletas? Joaquim trouxe um casulo para a turma. Decidimos observar o casulo. Nossa observação começou no dia 17/05/22 e foi até o dia 26/05, completando dez dias de observação, nascendo uma linda borboleta! Esta pesquisa teve por objetivo conhecer a metamorfose da borboleta, seu habitat, sua alimentação, sua cadeia alimentar, seu tempo de vida, as partes do corpo. Além de instigar nas crianças a curiosidade, a imaginação, a formulação de hipóteses, a argumentação, o pensamento, a contemplação, a reflexão em relação a este inseto que faz parte da nossa natureza e que tem a sua função no equilíbrio da natureza. Durante nossa pesquisa aprendemos que as borboletas passam por transformações antes de nascer; que seu habitat é a natureza; que elas aparecem quando tem sol; que se alimentam do néctar das flores; relacionamos as transformações da borboleta com as transformações que nós seres humanos também passamos, a fim de perceberem que também estão crescendo, conquistando sua autonomia e se perceberem capazes destas transformações. A pesquisa foi compartilhada para a comunidade escolar na mostra de trabalhos na escola. Mostrou–se possível desenvolver com crianças de quatro e cinco anos, competências e habilidades das mais diversificadas por meio da pesquisa. A pesquisa foi retomada uma vez que as crianças trouxeram outras possibilidades de investigação e conhecimento.
Alunos
JOAQUIM ARENHARDT
VERÔNICA BEATRIZ MORAES
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Orientadores
MARTA ELISA DA VEIGA
Instituição
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL YOLITA DA CRUZ PORTELLA
Que lindo esses pequeninos acompanhando cada fase da vida de uma borboleta.Com certeza irão lembrar sempre que verem uma.