BEM-ESTAR EMOCIONAL – Aprendendo a Conhecer e Lidar com os Sentimentos
Resumo do projeto
OBJETIVO GERAL:
Identificar os diferentes tipos de sentimentos, de forma que os alunos iniciem seu processo de desenvolvimento de autoconsciência emocional, melhorando o relacionamento entre a turma.
JUSTIFICATIVA:
Considerando a proposta da rede municipal que coaduna com a BNCC, e com nossa participação no evento interno, Ensaio de Pesquisa Científica, as professoras das turmas de pré 2 da escola optaram pela realização do tema “BEM ESTAR EMOCIONAL: Aprendendo a conhecer e lidar com os sentimentos”. Assim, destacamos a importância dos aspectos sócio-emocionais desde a primeira infância, considerando que as crianças têm dificuldade de expressar adequadamente tudo que sentem.
METODOLOGIA:
Contação de Historia: “O monstro das Cores”;
Exploração dos diferentes tipos de sentimentos;
Relacionando sentimentos com as cores.
Brincadeiras e dinâmicas sobre os sentimentos.
DISCUSSÃO:
As temáticas sócio-emocionais vêm ganhando espaço no contexto escolar, uma vez que para a grande maioria das crianças é na escola seu maior refugio, pois é nessa instituição que ele passa grande parte do seu dia. Desta forma, abordar as questões sócio-emocionais e suas implicações se torna relevante e fundamental para a construção de sujeitos mais saudáveis emocionalmente. Iniciar a discussão definindo quais são nossos sentimentos básicos, aqueles que qualquer ser humano sente no dia-a-dia, nomeá-los, identificar em si e no outro são os primeiros passos para o auto-conhecimento e conhecimento do outro, respectivamente.
RESULTADOS:
Ao longo do projeto os alunos conseguiram iniciar seu processo de identificação dos sentimentos, através das cores e das expressões faciais, eles já conseguem nomear e identificar aquilo que eles e os colegas estão sentindo e falando sobre seus sentimentos
Parabéns pelo Projeto.
Eu como Professora de Educação Infantil ACREDITO na funcionalidade e aplicabilidade do projeto.
Torcendo por VOCÊS
Parabéns pelo(trabalho)projeto
Parabéns pelo projeto.