EnglishPortugueseSpanish

AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA JOÃO DE LIMA PAES/NOVA ANDRADINA/MS

Resumo do projeto

A sustentabilidade refere-se à capacidade de utilizar os recursos naturais de modo que satisfaça as necessidades atuais sem comprometer as gerações futuras. Ela envolve a harmonização de aspectos sociais, ambientais e econômicos, sendo um dos maiores desafios contemporâneos o desenvolvimento sustentável, que visa proteger o meio ambiente ao mesmo tempo que possibilita a realização de outras atividades essenciais. O uso de combustíveis fósseis para geração de energia, por exemplo, contribui significativamente para o aquecimento global, reforçando a urgência de alternativas que priorizem a sustentabilidade e minimizem os impactos ambientais. Com o crescimento da demanda por energia elétrica no Brasil, a questão da sustentabilidade torna-se ainda mais relevante, exigindo investimentos em fontes de energia renováveis. Essas fontes, como a energia solar e eólica, regeneram-se naturalmente e apresentam baixo impacto ambiental. Além de serem fundamentais para a preservação do meio ambiente, a educação e a conscientização da sociedade sobre o uso dessas fontes são cruciais para incentivar a sua adoção em larga escala. Nesse cenário, as instituições de ensino desempenham um papel central na sensibilização acerca das energias renováveis e seus efeitos no meio ambiente. Projetos pedagógicos focados nesse tema podem despertar o interesse dos jovens, fomentando a compreensão e a valorização dessas fontes energéticas sustentáveis. Este projeto teve como propósito avaliar a implementação de um programa educativo que promove o uso da energia eólica na Escola João de Lima Paes, localizada em Nova Andradina/MS. Foram realizadas oficinas em três etapas: uma abordagem lúdica sobre a importância das energias renováveis, a demonstração prática de kits relacionados à energia eólica e uma avaliação do aprendizado dos alunos. A intenção era que, por meio de atividades interativas, os estudantes desenvolvessem um entendimento mais profundo sobre o tema. Os resultados indicaram que as oficinas foram bem-sucedidas. A maioria dos alunos desconhecia a energia fotovoltaica antes do projeto, mas, após as atividades, houve um aumento expressivo na compreensão do tema. Além disso, os estudantes passaram a entender melhor o funcionamento da energia eólica e reconheceram seu caráter limpo e renovável. A adoção de estratégias lúdicas e práticas mostrou-se eficaz para facilitar a aprendizagem de temas complexos, como as energias renováveis. Essas oficinas evidenciam que métodos interativos podem tornar o ensino mais atraente e eficiente, incentivando os alunos a refletirem sobre questões ambientais e energéticas. Dessa forma, contribuem para a formação de uma geração mais consciente e preparada para enfrentar os desafios relacionados à sustentabilidade.

Alunos

Gabriel Carriel Teixeira
Geovana Suszek de Lima
Luiz Eduardo Reche
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

LEIDI LAURA BREGUEDO

Instituição

Escola Professor Joao de Lima Paes
Nova Andradina /
  Nova Andradina –  
  MS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto teixeira
Augusto teixeira
2 meses atrás

Ótimo trabalho dos alunos

3+
Flávia dos Santos
Flávia dos Santos
2 meses atrás

Parabéns, excelente projeto 👏🏼

2+
Carla Sena
Carla Sena
2 meses atrás

Parabéns, ótimo trabalho.

1+
Gustavo Almeida da Silva
Gustavo Almeida da Silva
2 meses atrás

Boa sorte💪🏿💪🏿

1+
Vitória
Vitória
2 meses atrás

Excepcional

1+
Cris Magaroto
Cris Magaroto
2 meses atrás

Parabéns, ótimo trabalho!

2+
Thaiw
Thaiw
2 meses atrás

Parabéns 👏

2+
Diogo
Diogo
2 meses atrás

Parabéns aos alunos e a orientadora pelo excelente projeto!

2+
Mauro
Mauro
2 meses atrás

Ótimo trabalho, muito interessante a proposta de difusão.

1+
Mara
Mara
2 meses atrás

Trabalho muito bom e importante para o desenvolvimento da consciência sobre energia renovável, parabéns!!!

0
Leidi Laura Breguedo
Leidi Laura Breguedo
2 meses atrás

Parabéns meninos de ouro 👏

0
Marcilia
Marcilia
2 meses atrás

Parabéns, excelente trabalho 👏🏻 👏🏻 👏🏻

0
Sulenir
Sulenir
2 meses atrás

Excelente trabalho

0

Alunos

Gabriel Carriel Teixeira
Geovana Suszek de Lima
Luiz Eduardo Reche
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

LEIDI LAURA BREGUEDO

Instituição

Escola Professor Joao de Lima Paes
  Nova Andradina –  
  MS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
13
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: