EnglishPortugueseSpanish

AUTISMO

Resumo do projeto

O autismo se caracteriza como um distúrbio que afeta o desenvolvimento neurológico e social, dando caraterísticas específicas a cada caso. Por ser um tema complexo, percebemos que ele tem pouca visibilidade seja no espaço escolar, ou fora da escola. Mas que em geral as pessoas do espectro autista têm de ser de certa forma acolhidas nos diferentes espaços sociais em que conviva. Algo que nos instigou, pois pareceu-nos que as pessoas com autismo pouco são acolhidas, levando a situações de preconceito. Isso nos instiga a questionar: O ambiente escolar e a comunidade tem algum conhecimento sobre o Espectro Autista? Nesse contexto desenvolvemos uma atividade de conhecimento e sensibilização com os estudantes dos anos iniciais da tarde da escola Martha Wartenberg, e posteriormente a aplicação de um questionário com os estudantes dos anos finais. Ao fim, concluímos que com base nas respostas há uma falta de interesse e/ou falta de conhecimento dos alunos sobre o autismo. Apresentamos como hipótese que grande parte dos estudantes da escola desconhecem os sintomas do autismo. Alguns manifestam preconceito, por não terem contato direto com algum familiar autista. Também percebemos que alguns estudantes por desinteresse, desconhecem as informações básicas sobre o autismo e preferem não se relacionar com algum estudante autista. As principais características do espectro autista, são: Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, identificar expressões faciais e compreender gestos comunicativos, expressar as próprias emoções e fazer amigos. Devido a dificuldade de se comunicar, para conseguir se expressar eles utilizam do choro, gritam e apontam com o dedo. Quais os níveis e tipos de autismo? Autismo leve (nível 1), moderado (nível 2) ou severo (nível 3). O nível 1 é popularmente conhecido como “leve” quando o indivíduo precisa de pouco suporte, nível 2 em que o indivíduo precisa de um suporte moderado e o nível 3 o mais forte e severo, o indivíduo precisa de uma grande dependência e ajuda para realizar tarefas simples do dia a dia. Mas como se desenvolve o espectro autista? De acordo com a USP (Universidade de São Paulo) autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento cuja suas determinantes ainda são desconhecidas. Pesquisas mostram que não há uma única causa, mas sim a interação de diversos componentes genéticos e ambientais. Uma pesquisa da USP identificou dados de pacientes e mostrou que a exposição da gestante a fatores ambientais e psicossociais (como estresse, exposição a produtos químicos e perda de um ente querido, por exemplo) pode aumentar a possibilidade de desenvolver autismo nos seus filhos. Com base nas pesquisas realizadas com os estudantes da escola Martha Wartenberg, concluímos que muitos já ouviram falar sobre o autismo, mas não têm conhecimento sobre o assunto. Não sabem os sintomas, níveis, ou, até mesmo que se descobre o autismo. Fizemos o formulário na escola com algumas perguntas e com base nas respostas concluímos a falta de interesse e de conhecimento dos estudantes sobre o autismo. Realizamos algumas intervenções na escola, mesmo assim, concluímos que ainda assim, falta interesse das pessoas para adquirirem mais conhecimento ou informarem-se sobre o autismo, por não possuírem contato direto com alguma pessoa que enfrenta este transtorno ou não é seu familiar. Com as entrevistas, percebemos o quanto ainda somos leigos no assunto, mas que já avançamos muito em nossa escola ao fazermos esta pesquisa. Queremos continuar pesquisando, nos informando, para contribuirmos ainda mais em alertar a comunidade sobre o Espectro Autista.

Alunos

Sophia Gomes Mattos
SAMARA RODRIGUES DOS SANTOS
HYGOR VINICIUS DEVENS MATIAS
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Marcelo Rampazzo

Instituição

EMEB Martha Wartenberg
FEMICTEC e FIC da EMEB Martha Wartenberg /
  FEMICTEC e FIC da EMEB Martha Wartenberg –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
27 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Said
Said
2 meses atrás

Parabéns pelo trabalho!

5+
Patrícia de Souza
Patrícia de Souza
2 meses atrás

Ótimo trabalho, de grande relevância. Parabéns

4+
Daiane Alves Campos
Daiane Alves Campos
2 meses atrás

Parabéns pelo trabalho 👏👏👏

2+
Jussara Gomes
Jussara Gomes
2 meses atrás

Trabalho de ótima relevância e muito importante para os dias atuais

4+
Marisane Siebert Fabriz
Marisane Siebert Fabriz
2 meses atrás
Reply to  Jussara Gomes

Ótimo trabalho! Parabéns!

2+
Jeisiane Mattos
Jeisiane Mattos
2 meses atrás

Trabalho muito bom,muito importante para sociedade!

1+
Duda
Duda
2 meses atrás

Parabéns pelo trabalho!!

1+
Igor Muriel
Igor Muriel
2 meses atrás

Muito bom o trabalho

1+
Marcos Mattos
Marcos Mattos
2 meses atrás

Trabalho ótimo! Informações que valem muito para a sociedade

1+
André
André
2 meses atrás

Otimo trabalho parabens

1+
Roberta Schlindwein
Roberta Schlindwein
2 meses atrás

Excelente trabalho, voltado para a conscientização da população que frequentemente não conhece as características do autismo e, por isso, pode acabar discriminando essas pessoas. É um tema de grande importância e relevância nos dias de hoje! Parabéns aos alunos!

1+
Carmen Tubia Veiga
Carmen Tubia Veiga
2 meses atrás

Parabéns Sofi e aos colegas pelo lindo trabalho

1+
Fabiana Rodrigues
Fabiana Rodrigues
2 meses atrás

Parabéns pelo trabalho

1+
Morgana
Morgana
2 meses atrás

Parabéns pelo trabalho

1+
Karen scheffel
Karen scheffel
2 meses atrás

Parabéns pela escolha do assunto e pelo excelente trabalho

1+
Cátia Simone de Oliveira
Cátia Simone de Oliveira
2 meses atrás

Parabéns pelo lindo trabalho, vcs são maravilhosos!!
Beijos da Prof Cátia ❤️

1+
Juliana
Juliana
2 meses atrás

Parabéns vcs são 1000

1+
Nelci Gomes
Nelci Gomes
2 meses atrás

Trabalho muito necessário! Parabéns 👏👏

1+
Tamires
Tamires
2 meses atrás

Parabéns pelo trabalho

0
Ana Paula Silva Dias
Ana Paula Silva Dias
2 meses atrás

Parabéns pelo trabalho e a iniciativa em um assunto muito importante nos dias de hoje

0
Ana
Ana
2 meses atrás

Parabéns pelo trabalho!!!

0
Debora Schunck
Debora Schunck
2 meses atrás

Tema de extrema importância.
Que todos os autistas tenha nosso respeito e compreendimento!
Parabéns grupo!

1+
Rosmari
Rosmari
2 meses atrás

Parabéns muito bom esse trabalho

0
Ionara Regina da Silva Crescente
Ionara Regina da Silva Crescente
2 meses atrás

Parabéns pelo trabalho
Tema muito importante para nossa sociedade

1+
Lucimari crescente
Lucimari crescente
2 meses atrás

Excelente conteúdo, parabéns a todos os envolvidos no projeto.

0
Cesar
Cesar
2 meses atrás

Parabéns a todos que estão envolvidos neste projeto.

0
Pami
Pami
2 meses atrás

Ótimo trabalho, parabéns

0

Alunos

Sophia Gomes Mattos
SAMARA RODRIGUES DOS SANTOS
HYGOR VINICIUS DEVENS MATIAS
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Marcelo Rampazzo

Instituição

EMEB Martha Wartenberg
  FEMICTEC e FIC da EMEB Martha Wartenberg –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
27
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: