Neste trabalho, apresenta-se uma investigação realizada na Educação Infantil, turma de Pré 1 A1. A ideia para o tema surgiu a partir de uma atividade matemática, em que utilizamos tampinhas na água. Após a observação, um estudante afirmou: “-Olha! A tampinha boia na água”. Então, começamos nossa investigação sobre o que flutua e o que afunda e porque isso acontece.
Traçamos alguns objetivos para verificar como as crianças constroem concepções em Ciências, especificamente, relativas aos
conceitos sobre o flutuar e afundar, e nos propomos desafios que estimulassem o raciocínio, proporcionando situações de instigação e curiosidade, comparar a flutuação entre diferentes objetos, comparar a flutuabilidade de objetos que têm a mesma forma e descobrir porque alguns afundam sendo leves e outros flutuam sendo pesado. Também, exploramos uma balança para comparar pesos leves e pesados.
Após alguns experimentos, realizamos a análise de alguns objetos e registros acerca das concepções cotidianas dos alunos sobre os fenômenos físicos, da etapa da experimentação, cujo objetivo não era o de “ensinar física”, e sim o de verificar de que forma as crianças percebiam e explicavam o processo de flutuação e o de afundamento de alguns objetos. Essa atividade permitiu que eles atingissem níveis mais elevados de cognição, o que colaborou para a aprendizagem de conhecimentos científicos. Como diz Lind (1999, p. 74), “a melhor maneira de aprender ciência é fazer ciência”.
Alunos
Michele dos Santos da Silva
João Paulo Cabrera Nunes
Bento Kafer Koch
Gabriel Lampert de Souza
Orientadores
Michele dos Santos da Silva
Instituição
Feicipaz – Feira de Iniciação Científica do Colégio Sinodal da Paz.
Queremos um país desenvolvido! Comecemos a incentivar a pesquisa desde a mais tenra idade! Parabéns pelo projeto!
3+
Bruna Silva Teixeira
3 anos atrás
Que amor essas crianças! Parabéns pelo projeto! Parabéns aos pais pelo incentivo!
2+
KATIA SILENE DE SOUZA LOPES
3 anos atrás
Projeto maravilhoso
1+
Tiago
3 anos atrás
Que legal ver essa turminha engajada em temas que contribuirão com o desenvolvimento deles. Tenho certeza que a percepção cognitiva deles esta sendo estimulada. Parabéns a todos os envolvidos!
1+
Katia Teixeira
3 anos atrás
Parabéns aos professores e familiares. Um amor ver esses pequenos já participando de um projeto tão legal.
1+
Jader
3 anos atrás
Parabéns pelo projeto, pelos alunos e pela professora!
Desejo sucesso ao grupo!
1+
Claudete
3 anos atrás
Parabéns, pelo incentivo aos alunos, sucesso……
1+
Laura
3 anos atrás
Parabéns lindo vcs vão ganhar vai pré 1
1+
Michele
3 anos atrás
Parabéns pelo projeto significativo!
1+
Andrea Eckhard
3 anos atrás
Parabéns professora Michele e estudantes. O projeto de vcs ficou demais.
1+
Camila
3 anos atrás
Lindo Projeto, Parabéns aos professores e alunos envolvidos!
1+
Graci
3 anos atrás
Parabéns! Lindo projeto!
1+
Jandira pitol boeira
3 anos atrás
Estou votando em gabriel lampert de Souza…felicidades a todos
1+
Gerson Braga
3 anos atrás
Estou votando em Gabriel Lampert de Souza parabéns pela iniciativa
0
Maria Luísa Becker
3 anos atrás
Que mimosura esta experiência! Mais que saber se o objeto flutua ou afunda, amei o interesse deles! Muito espertos! Parabéns turminha linda e um beijinho especial pro Gabriel!
0
Leandra
3 anos atrás
Muito legal, é dessa forma simples e com a observação desses olhinhos curiosos que aprendem na pratica como funcionam as coisas. Parabéns!
0
Fabiane Maus
3 anos atrás
Parabéns pelo projeto , a educação é o melhor presente!
Conhecimento é o futuro.
1+
Lizandra Benedetto
3 anos atrás
Achei super interessante,abordagem foi bem bacana,com uma didática bem compreensível para os pequenos…parabéns pelo projeto!!
0
Juliane Prediger
3 anos atrás
Nossos pequenos pesquisadores! Lindo ver o envolvimento com a pesquisa e descoberta!
0
Cristiane Becker Scheffler
3 anos atrás
Parabéns pelo projeto!
0
Maria Heloisa Soares
3 anos atrás
Parabéns! Satisfação em ver esta escola valorizando a aprendizagem destas crianças pelo experimento. Fazendo ciência com estes baixinhos, desenvolvendo o interesse deles pelo “aprender” .
0
Alunos
Michele dos Santos da Silva
João Paulo Cabrera Nunes
Bento Kafer Koch
Gabriel Lampert de Souza
Orientadores
Michele dos Santos da Silva
Instituição
Feicipaz – Feira de Iniciação Científica do Colégio Sinodal da Paz.
Queremos um país desenvolvido! Comecemos a incentivar a pesquisa desde a mais tenra idade! Parabéns pelo projeto!
Que amor essas crianças! Parabéns pelo projeto! Parabéns aos pais pelo incentivo!
Projeto maravilhoso
Que legal ver essa turminha engajada em temas que contribuirão com o desenvolvimento deles. Tenho certeza que a percepção cognitiva deles esta sendo estimulada. Parabéns a todos os envolvidos!
Parabéns aos professores e familiares. Um amor ver esses pequenos já participando de um projeto tão legal.
Parabéns pelo projeto, pelos alunos e pela professora!
Desejo sucesso ao grupo!
Parabéns, pelo incentivo aos alunos, sucesso……
Parabéns
lindo vcs vão ganhar vai pré 1
Parabéns pelo projeto significativo!
Parabéns professora Michele e estudantes. O projeto de vcs ficou demais
.
Lindo Projeto, Parabéns aos professores e alunos envolvidos!
Parabéns! Lindo projeto!
Estou votando em gabriel lampert de Souza…felicidades a todos
Estou votando em Gabriel Lampert de Souza parabéns pela iniciativa
Que mimosura esta experiência! Mais que saber se o objeto flutua ou afunda, amei o interesse deles! Muito espertos! Parabéns turminha linda e um beijinho especial pro Gabriel!


Muito legal, é dessa forma simples e com a observação desses olhinhos curiosos que aprendem na pratica como funcionam as coisas. Parabéns!
Parabéns pelo projeto , a educação é o melhor presente!
Conhecimento é o futuro.
Achei super interessante,abordagem foi bem bacana,com uma didática bem compreensível para os pequenos…parabéns pelo projeto!!
Nossos pequenos pesquisadores! Lindo ver o envolvimento com a pesquisa e descoberta!
Parabéns pelo projeto!
Parabéns! Satisfação em ver esta escola valorizando a aprendizagem destas crianças pelo experimento. Fazendo ciência com estes baixinhos, desenvolvendo o interesse deles pelo “aprender” .


