EnglishPortugueseSpanish

A RESISTÊNCIA DOS TRIÂNGULOS.

Resumo do projeto

Este projeto foi desenvolvido nas aulas de matemática do 7º ano e abordou um dos conteúdos estudados pela turma: “A rigidez dos triângulos”. O triângulo é uma figura geométrica plana que possui três lados, três ângulos e três vértices. Mesmo o triângulo sendo a figura geométrica mais simples, apresenta uma rigidez, que após ser montado, não altera a sua forma. Já outras figuras geométricas, quando é aplicada uma força em um de seus vértices, terão sua forma alterada. Ao observar-se o ambiente escolar, a comunidade e até mesmo as casas dos estudantes, encontrou-se vários exemplos de triângulos sendo utilizados. Na pracinha da escola, é usado para manter os brinquedos firmes e no lugar. Em porteiras de propriedades, em que não a deixa deformar. Na construção de casas, em seus telhados, em pontes, entre tantos exemplos. Em vídeos de redes sociais, foi observado pontes sendo reconstruídas após as enchentes de maio deste ano, e a figura que mais aparece são os triângulos. A turma ficou curiosa, então foi testada a teoria da rigidez dos triângulos para descobrir se os triângulos são realmente mais fortes do que as outras formas geométricas. Construiu-se duas pontes, e verificou-se o peso de cada uma delas. As pontes foram construídas com palitos de picolé. Uma das pontes possui a lateral composta somente por retângulos e outra com a lateral composta somente com triângulos, houve o cuidado de utilizar a mesma quantidade de palitos em cada uma, para após testar a teoria na prática. O teste iniciou com a ponte de lateral retangular. Ela foi posicionada sobre tijolos em suas extremidades e, os estudantes e professores, subiram nela para ver o quanto de peso ela suportaria. Esta ponte quebrou com o peso de 162 quilogramas. O mesmo processo foi realizado com a ponte de lateral composta por triângulos. Esta ponte suportou o peso de 162 quilogramas. Ela resistiu em torno de 361 vezes o seu peso. Demonstrando na prática que quando o triângulo é usado em alguma construção, esta se torna mais resistente. Após todas as catástrofes que aconteceram no Rio Grande do Sul devido a quantidade de chuva excessiva, muitas pontes foram levadas com a força das águas, e precisam ser reconstruídas. Logo, percebe-se a importância do conteúdo das aulas de matemática (a rigidez dos triângulos), e sabe-se da importância de elas serem resistentes caso ocorra mais problemas como este. Neste projeto foi possível verificar a teoria da rigidez dos triângulos. Ao aplicar uma força em um dos vértices, essa força será distribuída para os dois lados mais próximos e é compensada. Observa-se a importância deste tema principalmente após as catástrofes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul, pois se quer que a reconstrução seja feita de maneira resistente. Com o uso de um experimento real foi possível comprovar uma teoria que surgiu nas aulas de matemática e que a torna importante no momento em que se precisa reconstruir o que se foi levado com as águas.

Alunos

Eduardo Ezequiel Pereira
Letícia Rafaela dos Santos
Kauã Ribeiro Brito
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Fabíola Fridolina Griesang

Instituição

Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Thomaz Pereira
Venâncio Aires /
  Venâncio Aires –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
15 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clarissa
Clarissa
2 meses atrás

Parabéns , projeto muito bem desenvolvido e apresentado.

8+
Alexandra
Alexandra
2 meses atrás

Trabalho muito bem desenvolvido e apresentado. Tema diversificado. Alunos têm prioridade pra falar sobre.

4+
Eva
Eva
2 meses atrás

Trabalho muito

4+
Isabel
Isabel
2 meses atrás

Parabén, linda apresentação!ótimo projeto!

5+
Mariane
Mariane
2 meses atrás

Ótima apresentação 👏 Parabéns a profe pelo incentivo ao desenvolvimento do projeto.

5+
Ryan
Ryan
2 meses atrás

apresentação muito maneira , parabéns tropinha do mau

4+
Cristiani
Cristiani
2 meses atrás

Parabéns projeto muito bom

3+
Derliane Bourscheid
Derliane Bourscheid
2 meses atrás

Parabéns, projeto muito bem desenvolvido e apresentado.

4+
Mara Thiesen
Mara Thiesen
2 meses atrás

Parabéns gurizada

2+
Samanta Lopes
Samanta Lopes
2 meses atrás

Parabéns, projeto muito bem sucedido desenvolvido e a apresentação

1+
Graziela Santos
Graziela Santos
2 meses atrás

Parabéns projeto muito bom.

1+
Roger
Roger
2 meses atrás

Muito bom

1+
Elisamar
Elisamar
2 meses atrás

Parabéns projeto muito bom
Boa sorte

2+
Scheila Rocha
Scheila Rocha
2 meses atrás

Parabéns,belo projeto

1+
Clebinho
Clebinho
2 meses atrás

Parabéns

1+

Alunos

Eduardo Ezequiel Pereira
Letícia Rafaela dos Santos
Kauã Ribeiro Brito
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Fabíola Fridolina Griesang

Instituição

Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Thomaz Pereira
  Venâncio Aires –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
15
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: