O referido projeto teve início a partir da curiosidade de uma aluna referente a semente de maçã, devido a observação e a momentos de conversas e interações com sementes de ingá, coletadas na árvore ao lado de nossa sala e com o plantio de sementes de cenoura, trazidas após o envolvimento com a Páscoa. A turma trouxe novos interesses, curiosidades e dúvidas a respeito das sementes. Foi então que surgiu a grande dúvida: “Será que saem plantas de todas as sementes? Elas levam o mesmo tempo para germinar?”. Este projeto teve como objetivo, possibilitar que os alunos venham a ter novos conhecimentos sobre as sementes que possuem contato diariamente, principalmente as que estão presentes na alimentação dentro e fora da escola, também compreender que as sementes são seres vivos e que precisam de cuidados especiais para que possam germinar, crescer e gerar frutos, bem como, conhecer o ciclo de germinação de cada espécie.
Levando-se em conta todas essas informações, foi iniciada a busca pela resposta de nossas perguntas, para isso, realizamos diferentes pesquisas e experimentos de germinação, com outros quatro tipos de semente, além daquelas que geraram as dúvidas iniciais, levando-nos a responder nossas perguntas. Por tanto, com o cultivo de sementes em sala de aula, foi possível observar e compreender que cada semente, mesmo sendo ela de uma mesma espécie, possui tempo diferente de germinação, podendo ou não germinar, tendo como principal exemplo a semente de feijão, onde foi mais claro perceber essas diferenças. Além das experiências com o alpiste, que teve as mesmas características de desenvolvimento e as sementes de girassol e arroz que não germinaram, assim como a de cenoura.
O estudo desse tema se fez necessário, pois, a partir do interesse surgido pelos alunos da turma, foi possível compreender melhor sobre os grãos que temos contato diário e muitas vezes não refletimos sobre a importância dos mesmos ou ainda sobre como eles surgem, compreendemos que são seres vivos e que necessitam de cuidados especiais, entendendo assim sobre a importância do cuidado com a multiplicação das espécies de plantas, tão importante para a manutenção da vida humana e animal.