Esta pesquisa é um levantamento de dados cujo tema está relacionado a área da saúde, especificamente sobre o daltonismo. A escolha por esse tema deve-se, pois esse assunto não é muito falado/debatido no ambiente escolar, sendo que nunca foi estudado sobre essa doença, e nem na comunidade bom-principiense. Além disso, o interesse surgiu a partir de um vídeo da rede social Tiktok que falava sobre o daltonismo e as situações que uma pessoa daltônica passava no dia a dia. Diante disso, decidiu-se realizar essa pesquisa com o objetivo de identificar possíveis alunos dos anos iniciais de Bom Princípio que sCategoria EJAm daltônicos. Sendo assim, essa pesquisa tem uma abordagem quantitativa, pois será determinado a porcentagem de possíveis alunos daltônicos das séries iniciais de Bom Princípio. Entretanto para isso, fez-se necessário realizar leituras em artigo e sites da Internet, bem como conversar com especialistas sobre o assunto como um optometrista e um oftalmologista para assim ampliar o nosso conhecimento sobre a origem da doença, o diagnóstico que envolve a doença, os tipos de daltonismos existente, bem como seus tratamentos. Em busca de dados para atingir o objetivo, utilizou-se três instrumentos de coleta de dados: um teste validado por um especialista no assunto que será para diagnosticar possíveis daltônicos; um questionário online para os alunos da séries finais da EMEF “12 de Maio” para verificar se conhecem a doença; e entrevistas com daltônicos ou pais de crianças daltônicas para identificar como ocorreu o diagnóstico. Nas entrevistas com pessoas daltônicas, foi possível perceber que o daltonismo pode não impactar significativamente na vida, sendo um pequeno detalhe, visto que as pessoas entrevistadas descobriram que eram daltônicos na idade adulta e por causa de uma peça de roupa. Na conversa com os pais, identificou-se que as atividades escolares que envolvem pintura fornecem informações para desconfiar que seus filhos sCategoria EJAm daltônicos, ou sCategoria EJA, o diagnóstico pode ser feito no início da alfabetização. Na escola, os professores auxiliam identificando as cores, principalmente em atividades avaliativas. Segundo os professores de Geografia e História, esses alunos mostram um pouco de dificuldade na leitura de mapas. Em relação ao teste aplicado nos anos iniciais das escolas municipais de Bom Princípio, teve-se 471 participantes, sendo que suspeita-se que 13 alunos possam ter daltonismo e oito ter outro problema de visão. Por fim, tem-se a pretensão de compartilhar nossos conhecimentos sobre o assunto, por meio de conversas, apresentações em feiras e de um teatro, para que a comunidade de Bom Princípio e, principalmente, os alunos da EMEF “12 de Maio” aprendam mais sobre o daltonismo. Desse modo, busca-se entender sobre a doença, mas também compartilhar esse conhecimento com os demais, buscando assim auxiliar as pessoas com daltonismo para que tenham uma melhor qualidade de vida.
Alunos
Bárbara Steffen
Cibele Borges Guth
Isabelli Vitória da Silva
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Orientadores
Cassiano Scott Puhl
Instituição
Prefeitura Municipal de Bom Princípio / Escola Municipal de Ensino Fundamental “12 de Maio”
Parabéns pela pesquisa!
Parabéns
Parabéns, melhor projeto 🫶
Muito top
Parabéns pelo ótima pesquisa!!
Isabelli vitória da Silva. Parabéns pela pesquisa com isso vcs estão ajudando as pessoas conhecerem mais sobre o daltonismo
Parabéns pelas explicaçães.
Parabéns pelo projeto !!!