O projeto de pesquisa surgiu quando uma aluna encontrou um filhote de lagartixa com espasmos na pracinha da escola, que logo faleceu. A aluna, em luto familiar, decidiu enterrar simbolicamente o animal, o que despertou o interesse das demais crianças pela observação da natureza e questionamentos sobre o ocorrido. O objetivo geral foi estimular a reflexão sobre o ciclo da vida e a harmonia com a natureza, utilizando o estudo da lagartixa como ponto de partida. Os objetivos específicos incluíram ressignificar a percepção das crianças sobre o ciclo da vida, incentivar a observação e o cuidado com a natureza, promover a pesquisa científica e integrar aspectos emocionais e cognitivos no aprendizado. A metodologia empregou a Pesquisa Aplicada, focada na curiosidade das crianças, com atividades que envolviam recursos audiovisuais adequados à educação infantil. A hipótese do projeto sugeria que investigar fenômenos naturais, como o ciclo de vida da lagartixa, ajudaria as crianças a compreenderem a vida e a morte, além de fortalecer sua relação com o meio ambiente. O interesse inicial pela lagartixa expandiu para outros animais no ambiente escolar, promovendo uma compreensão mais ampla sobre a interdependência entre os seres vivos e a importância da preservação da natureza. Ao final, as crianças reconheceram o ciclo natural da vida e a necessidade de coexistir em harmonia com o ambiente.