Nosso projeto surgiu durante um momento de brincadeira na caixa de areia. Um colega estava brincando de fazer taças de sorvete e açaí (estes de areia) e levando para a professora, que então falou: “Chega de doces, não quero mais.” Ele olhou para a professora e questionou: “Profe, por que você não quer mais, se doce é tão bom?” A professora então explicou que não é recomendado comer muito açúcar. O aluno perguntou: “O que acontece?” A professora sugeriu que este tema fosse pesquisado, surgindo assim a nossa pesquisa.Durante a realização deste trabalho, foram realizadas diversas atividades para esclarecer as dúvidas que surgiram. Os alunos e seus familiares receberam uma pesquisa que foi enviada para casa. As famílias, junto com a criança, realizaram uma breve pesquisa e anotaram dados que acharam pertinentes. As crianças trouxeram essas anotações e, juntos, em uma roda de conversa, debatemos o assunto. Houve contação de histórias: “Balas, bombons e caramelos,” da autora Ana Maria Machado, e também “O sanduíche da Dona Maricota,” do autor Avelino Guedes. Assistimos a um vídeo sobre escovação correta dos dentes e as dúvidas foram surgindo. Foram realizadas rodas de conversa, onde surgiram hipóteses e perguntas. Desenvolvemos nosso projeto de forma lúdica, com semáforo dos alimentos saudáveis e não saudáveis, oficina de culinária (bolo de banana, suco verde e sanduíche natural), escovação dos dentes, brincadeiras, livro de receitas das famílias, jogos e propostas que agregaram conhecimento ao nosso projeto. Os alunos receberam a visita da nutricionista do município, Letícia Boesing, que respondeu a algumas perguntas e dúvidas. Construímos um mascote para o projeto, que visitará as casas das crianças. Junto com ele, enviamos um caderno de campo para anotações de hábitos saudáveis da família. Também realizamos uma proposta de verificação das quantidades de açúcar em alguns alimentos e bebidas consumidos pelas crianças. Descobrimos que o açúcar, se consumido em excesso, pode contribuir para o desenvolvimento de várias doenças e condições de saúde, como por exemplo: obesidade, diabetes, doenças dentárias, fígado gorduroso e inflamações. Reduzir o consumo de açúcar e gorduras é importante para a saúde. Descobrimos que o consumo de água, mesmo não estando com sede, é de grande importância para a nossa saúde. Podemos substituir alimentos não saudáveis por alimentos saudáveis, por exemplo:
• Refrigerantes e sucos industrializados por água;
• Cereais matinais açucarados por aveia natural;
• Pão branco por pães integrais;
• Salgadinhos industrializados (como batatas fritas) por chips de vegetais assados;
• Sobremesas ricas em açúcar e gordura por frutas.
Concluímos que o açúcar, assim como outros alimentos, se consumido de forma correta e em quantidades certas, não é vilão. Ele fornece energia para as nossas células, sendo elemento básico para nos mantermos em movimento.
Palavras-chave: Alimentação, saúde, açúcar.
Perfeito parabéns a todos da escola gente inocente
lindooos🫶
Parabéns, excelente trabalho

Lindos! Parabéns!
Perfeito! Ótima reflexão para todos nós! Parabéns!
Parabéns que lindos



Perfeito, ótimo projeto.
Parabéns ficaram maravilhosos
Excelente projeto
Muito lindo!
lindo projeto
e muito interessante parabéns a todos
Parabéns!!!
Que aprendizado!
É disso que nossas crianças precisam!
Parabéns!
Parabéns, Lindoo trabalho
Lindos!
Parabéns à Escola , professores e alunos!
Lindo trabalho!! Maravilhoso ver esses pequenos já enganchados nesse temas.
O açúcar quando não usado com cuidado pode ser um grande vilão. Parabéns turma por trazer um assunto tão importante.
Que bacana é assim que inicia os bons hábitos alimentares. Parabéns pela iniciativa dos professores da Escola Gente Inocente
Muito produtivo adorei
Parabéns a todos alunos e professores. Assunto muito interessante.
Parabéns….tudo lindo ….que amores explicando.
Parabéns
Parabens pelo belo trabalho
Meus parabéns!!! Projeto lindo os alunos arrasaram Luan meu neto lindo da vó.
Parabéns turminha, parabéns pras profs tbm!
Parabéns! Lindo trabalho e de grande importância.
Parabéns a todos que desenvolveram um excelente trabalho