Catadores: Sua situação geral e uma tentativa de mudá-la
Resumo do projeto
O tema do projeto são as situações que os catadores têm que lidar no seu dia a dia. O projeto pode ser considerado relevante pois tais profissionais, numerosos e importantes, vivem em condições desumanas.
Um grande ponto do porquê da situação seja um problema porque além de desgastar eles fisicamente e mentalmente, ainda parece ter relação com outros problemas como o racismo. Para que o projeto tenha capacidade de realizar o objetivo principal (mudar positivamente a situação dos catadores) deve se primeiro minimizar o preconceito contra eles, visto que o mesmo é o principal catalisador da situação de tais indivíduos. Portanto, o projeto deve mudar a vida deles de maneira positiva ao mesmo tempo que minimizar ao máximo o preconceito contra os catadores.
Com os dados e questionamentos obtidos, duas hipóteses explicativas e 1 solução hipotética foram geradas. A 1ª hipótese explicativa responde a um dos objetivos, que é tentar entender o porquê de tamanho preconceito contra os catadores existir. A hipótese supõe que tais profissionais ganham a imagem de sujos por trabalharem com resíduos e que juntando isso com o fato de esse ser um trabalho que não requer tanta experiência acadêmica, a imagem de que o emprego de catador é para gente no fundo do poço é gerada. A 2ª hipótese explicativa responde a outro objetivo, que é o de entender o porquê de tantos catadores estarem na miséria. Segundo ela, eles estariam em tal situação devido a uma apatia/repúdio gerado pelo preconceito contra eles que impede a maioria das pessoas de tentarem ajudar a eles, o que faz com que muitos acabem ficando miseráveis devido a escassez de ajuda.
Já a solução hipotética tenta resolver o principal objetivo, que é tentar melhorar a situação dos catadores. A solução consiste basicamente em um avaliador ir até a casa do indivíduo que agendou um encontro com o avaliador, avaliar a situação do mesmo, trazer os dados para um grupo chamado de juízes que irão avaliar que recursos dar e em que quantia dar. Também será oferecida ao indivíduo a oportunidade de palestrar em uma instituição educacional ou fazer um desafio onde os participantes viram um catador temporariamente.
Por fim, surge a conclusão que o projeto é importante para melhorar bastante a vida dos catadores e para diminuir o preconceito contra os catadores.