O ensino de matemática na Região Sul como “despotencializador” de estudantes
Resumo do projeto
O tema do trabalho “O ensino de matemática na Região Sul como “despotencializador” de estudantes” é a percepção dos estudantes quanto ao ensino da matemática na educação básica da Região Sul do Brasil. O grupo percebeu que em seu cotidiano, há um notável número de pessoas que parece não gostar da área. Assim, a justificativa da pesquisa é a necessidade de compreender os motivos pelos quais existem estudantes na educação básica que possuem um distanciamento da matemática. Além disso, as implicações que isso tem no desenvolvimento cognitivo e social destes alunos instigou o desenvolvimento da pesquisa, tendo em vista como a matemática pode “potencializar” ou “despotencializar”, segundo Skovsmose, o aluno. Assim, o objetivo do trabalho é investigar os motivos pelos quais os estudantes não têm boa relação com a matemática, buscando descobrir se há carências nas concepções de ensino analisadas. Para isso, foi pretendido descobrir se há relação entre a percepção de que as aulas são entediantes e o desinteresse dos discentes e explorar como o incentivo dos professores pode influenciar o interesse deles. A metodologia do trabalho constitui-se em três etapas. Na primeira, o grupo fez um levantamento bibliográfico de livros e artigos sobre a Educação Matemática Crítica, analisou dados do PISA 2022 e estudou conceitos de Paulo Freire, José Moran e ideias da BNCC. Logo após, a segunda etapa foi composta pelo desenvolvimento e aplicação do questionário, utilizando a ferramenta Formulários Google. Feitas as regionalizações do trabalho, a saber: o nível de formação do público a ser analisado e a natureza em que estas escolas se enquadram (público ou privado), o questionário foi aplicado para 534 alunos de uma escola de ensino privado. Por fim, na terceira etapa do trabalho, ainda em andamento, o grupo analisou e relacionou os primeiros resultados obtidos com a bibliografia estudada, o que posteriormente compôs os resultados parciais da pesquisa. Após a análise dos dados do questionário e do referencial teórico, o grupo, por ora, pôde inferir que não há apenas um fator que faz os alunos não gostarem das aulas de matemática, visto que existem motivos que estão relacionados ou às aulas em si ou às características individuais do aluno. O primeiro fator é o modelo de educação matemática tradicional, entendido pelos autores como inadequado nas salas de aula, já que seu uso vai na contramão do interesse do aluno e seu aprendizado, baseado nos dados levantados no questionário. Além disso, o segundo fator analisado é a percepção da matemática como entediante, o que pode ser mitigado pelo uso de aulas práticas, relacionadas com o cotidiano, nas instituições de ensino, para gerar interesse e trazer benefícios na aprendizagem dos estudantes. Por fim, o último fator identificado é a relação professor-aluno. Uma boa relação entre os sujeitos do processo de ensino-aprendizagem é essencial para o estudante gostar das aulas. Desse modo, os autores entendem que os principais motivos pelos quais os estudantes não gostam das aulas de matemática são o modelo de educação tradicional, que gera tédio e afastamento dos estudantes, e os conflitos relacionados à relação professor-aluno. Para o futuro do trabalho, o grupo pretende ainda aplicar o questionário em escolas em contexto sociais e pedagógicos diferentes.
Parabéns! Excelente e necessário projeto! O Brasil precisa de mais estudos assim, principalmente sobre o ensino de matemática.
13+
Magda
7 meses atrás
Parabéns, que sirva de exemplo a muitos estudantes.
10+
Cezar Teixeira
7 meses atrás
Parabéns pesquisadupela proposta e relevância do projeto.
7+
iaraci de Souza Silva
7 meses atrás
Extremamente importante esta pesquisa, a qual deve chegar aos espaços acadêmico e escolar, a fim de problematizar a relevância da matemática motivacional e que seja percebida no cotidiano, na Ancestralidade Afro-ameríndia, pois há “n” exemplos destas culturas. Parabéns pela proposta!
7+
Sara Neves
7 meses atrás
Parabéns pelo trabalho, a escola necessita valorizar a autonomia do estudante e a criação de um ambiente educacional que estimule a curiosidade, o questionamento e a participação dos estudantes.
4+
Laura Costa da Silva
7 meses atrás
Buscando entender as causas, abre-se a possibilidade de busca de alternativas pedagógicas para despertar o interesse também daqueles alunos com menor interesse!!
4+
Letícia Martins de Lima Becker
7 meses atrás
Parabéns pelo trabalho, ótima temática de rica importância. Adorei !!!
2+
Rita Alfonso
7 meses atrás
Projeto com empatia , pensando nos colegas que não gostam tanto da matemática
2+
Malú Portella
7 meses atrás
Parabéns!!!!
1+
Jorge Neiman
7 meses atrás
Estudantes que estudam… tudo que o Brasil precisa! Parabéns!
1+
Thais
7 meses atrás
Sucesso!
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Leila Mylius
7 meses atrás
Parabéns, maravilha quando alunos se empenham em estudos fora do comum da sala de aula. Que sirvam de exemplo
1+
Eduardo Barcelos
7 meses atrás
Meus parabéns pelo projeto! Muito importante a escolha do tema. Um abraço do Grêmio Estudantil Teresiano!
1+
Alessandra Ruperti
7 meses atrás
Parabéns
0
Elizabete Pereira da Silva
7 meses atrás
projeto interessante…penso ser importante também o livro didático disponivel ao aluno como ferramenta de revisão e ampliação do conhecimento dado por um bom professor não só com conteúdo forte mas com uma boa didática….pois nem sempre se tem estes dois fatores associados…outra sugestão é que se fosse falado e mostrado aos jovens alunos algumas das formas que a matemática tem e que ajuda no desenvolver do raciocíneo, alargando a compreensão dos fenomenos da vida, mas que isso fosse passado de forma descontraída e lúdica, instigando o aluno a pensar a querer conhecer….
1+
Marle
7 meses atrás
Excelente trabalho!!!
Parabéns!!!
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Suzana
7 meses atrás
Parabéns pelo trabalho. É um orgulho muito grande ver o trabalho de dois estudantes envolvidos, interessados nos processos de pesquisa e, que mostram a importância da relação dos sujeitos no processo de ensino-aprendizagem. Que o trabalho desperte o interesse de mais estudos nessa ares.
1+
Adriana Rocely
7 meses atrás
Parabéns! O projeto vai mostrar caminhos para que a matemática seja melhor direcionada no campo do ensino e aprendizagem.
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Rubia
7 meses atrás
Sensacional! Parabéns aos envolvidos!!!
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Joana
7 meses atrás
Interessante e pertinente!
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Plínio Spinatto Schereschewsky
7 meses atrás
Muito pertinente!
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GEORGE
7 meses atrás
COMO SE PESSOAS RELEVANTES NO CENÁRIO MUNDIAL NÃO TIVESSEM PASSADO PELO MÉTODO TRADICIONAL. HÁ TEMPO VIROU MODA ESSAS CONSIDERAÇÕES, EMBORA OS RESULTADOS TB ESTÃO MUITO A DESEJAR. NO CASO DO BRASIL, ALUNOS QUE OPTAM POR INSTITUIÇÕES MILITARES DE NOME, SERÁ Q TÊM TEMPO PARA FICAR DIVULGANDO SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM???
Parabéns! Excelente e necessário projeto! O Brasil precisa de mais estudos assim, principalmente sobre o ensino de matemática.
Parabéns, que sirva de exemplo a muitos estudantes.
Parabéns pesquisadupela proposta e relevância do projeto.
Extremamente importante esta pesquisa, a qual deve chegar aos espaços acadêmico e escolar, a fim de problematizar a relevância da matemática motivacional e que seja percebida no cotidiano, na Ancestralidade Afro-ameríndia, pois há “n” exemplos destas culturas. Parabéns pela proposta!
Parabéns pelo trabalho, a escola necessita valorizar a autonomia do estudante e a criação de um ambiente educacional que estimule a curiosidade, o questionamento e a participação dos estudantes.
Buscando entender as causas, abre-se a possibilidade de busca de alternativas pedagógicas para despertar o interesse também daqueles alunos com menor interesse!!
Parabéns pelo trabalho, ótima temática de rica importância. Adorei !!!
Projeto com empatia , pensando nos colegas que não gostam tanto da matemática
Parabéns!!!!
Estudantes que estudam… tudo que o Brasil precisa! Parabéns!
Sucesso!
Parabéns, maravilha quando alunos se empenham em estudos fora do comum da sala de aula. Que sirvam de exemplo
Meus parabéns pelo projeto! Muito importante a escolha do tema. Um abraço do Grêmio Estudantil Teresiano!
Parabéns
projeto interessante…penso ser importante também o livro didático disponivel ao aluno como ferramenta de revisão e ampliação do conhecimento dado por um bom professor não só com conteúdo forte mas com uma boa didática….pois nem sempre se tem estes dois fatores associados…outra sugestão é que se fosse falado e mostrado aos jovens alunos algumas das formas que a matemática tem e que ajuda no desenvolver do raciocíneo, alargando a compreensão dos fenomenos da vida, mas que isso fosse passado de forma descontraída e lúdica, instigando o aluno a pensar a querer conhecer….
Excelente trabalho!!!
Parabéns!!!
Parabéns pelo trabalho. É um orgulho muito grande ver o trabalho de dois estudantes envolvidos, interessados nos processos de pesquisa e, que mostram a importância da relação dos sujeitos no processo de ensino-aprendizagem. Que o trabalho desperte o interesse de mais estudos nessa ares.
Parabéns! O projeto vai mostrar caminhos para que a matemática seja melhor direcionada no campo do ensino e aprendizagem.
Sensacional! Parabéns aos envolvidos!!!
Interessante e pertinente!
Muito pertinente!
COMO SE PESSOAS RELEVANTES NO CENÁRIO MUNDIAL NÃO TIVESSEM PASSADO PELO MÉTODO TRADICIONAL. HÁ TEMPO VIROU MODA ESSAS CONSIDERAÇÕES, EMBORA OS RESULTADOS TB ESTÃO MUITO A DESEJAR. NO CASO DO BRASIL, ALUNOS QUE OPTAM POR INSTITUIÇÕES MILITARES DE NOME, SERÁ Q TÊM TEMPO PARA FICAR DIVULGANDO SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM???
Mto bom!!!