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A verdadeira inclusão dos alunos com TEA no ambiente escolar

Resumo do projeto

A inclusão social tem sido um assunto recorrente e de discussão no mundo atual, principalmente, no âmbito escolar. Percebe-se um aumento de crianças com necessidades especiais, como as que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA), cada vez maior, nas escolas. E, por determinação do Estado, todas as crianças com necessidades especiais ou não, tem a obrigatoriedade de frequentar a escola. Elas também têm o direito de ter tratamento diferenciado, caso seja necessária uma adaptação curricular e/ou metodológica. Porém, mesmo com inúmeros estudos sobre a adaptação de alunos com TEA no ambiente escolar, nem sempre, de fato, a inclusão acontece. Diante dessa realidade, a presente pesquisa irá tratar sobre alguns elementos que contribuem para que ocorra a inclusão dos alunos com TEA, no ambiente escolar. Este trabalho teve como objetivos realizar um estudo sobre o Transtorno do Espectro Autista, compreendendo os principais comportamentos de uma pessoa com autismo, pesquisar e informar sobre as leis e algumas ferramentas disponíveis para facilitar a comunicação com pessoas com TEA, em especial a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). Após consultar textos e artigos em sites, descobrimos que o Transtorno do Espectro Autista, é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado pela dificuldade de comunicação, interação social e/ou comportamentos restritivos e repetitivos, entre outros. Dependendo desses comportamentos estabelece um grau de apoio necessário. Caso a criança, desde bebê, apresente alguns dos sinais característicos do autismo, é importante a família buscar, imediatamente, profissionais qualificados para obter um diagnóstico e realizar uma intervenção eficaz. A população com TEA vem aumentando muito nos últimos anos. Acredita-se que as razões para esse aumento tenham a ver com mudanças nos critérios de diagnósticos do TEA e também com algumas mudanças em fatores genéticos e ambientais. Atualmente as crianças com TEA não verbais estão sendo beneficiadas com a área da Tecnologia Assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação denominada Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), que é um conjunto de ferramentas e estratégias que o indivíduo utiliza para resolver os desafios de comunicação do cotidiano e, como consequência melhorar sua qualidade de vida. A CAA é de extrema importância no ambiente escolar, pois através dela o aluno com TEA tem a possibilidade de se comunicar tornando assim uma inclusão eficaz com a integração dessa criança com os demais educandos e professores. Há leis que amparam as crianças e famílias com TEA, e, uma delas determina que a pessoa com autismo é considerada pessoa com deficiência (PCD) para todos os efeitos legais. Após a realização da pesquisa bibliográfica, entrevistamos alguns professores e monitores de nossa escola para descobrir quais conhecimentos eles tinham sobre o autismo. Assim, com a realização deste trabalho, compreendemos que, para que haja uma verdadeira inclusão dos alunos com TEA, tanto o ambiente como a comunidade escolar devem se adaptar ao aluno com autismo. Devem ser oferecidos a ele atividades adequadas, monitoria, atendimento na sala de AEE e oportunidades de participação em eventos escolares, de forma que se sinta incluído como um todo, possibilitando desta forma, o seu desenvolvimento.

Alunos

Emanuel Posadas Vieira
Cassiano Caragnato
João Victor Mewius
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Orientadores

Daiane Maria Basso Bauer

Instituição

Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Guilherme Gaedicke
Nova Petrópolis /
  Nova Petrópolis –  
  RS –
  Brasil

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Silvana
Silvana
2 meses atrás

Parabéns meninos!

5+
Monica
Monica
2 meses atrás

Parabéns pela visão de inclusão !!

4+
Franciele
Franciele
2 meses atrás

Parabéns

2+
Leani
Leani
2 meses atrás

Parabéns! Um olhar diferenciado a inclusão escolar.

2+
Ana Rita Sampaio da Silva
Ana Rita Sampaio da Silva
2 meses atrás

Excelente pesquisa!

2+
Kellen Santiago
Kellen Santiago
2 meses atrás

Bela explanação! Muito bom ver adolescentes com esta visão e discernimento. Parabéns pelo trabalho e boa sorte no projeto.

1+
Michele
Michele
2 meses atrás

Parabéns pelo tema abordado.

2+
Loriane
Loriane
2 meses atrás

Parabéns! Sucesso! Reconhecimento!

1+
Evelyn
Evelyn
2 meses atrás

Parabéns adorei

1+
Bruna Tais Dill Zang Bruninha
Bruna Tais Dill Zang Bruninha
2 meses atrás

Parabéns galera.
Vocês são demais.

0
Aline
Aline
2 meses atrás

Parabéns meninos! Ótima apresentação.

1+
Alessandra Machado
Alessandra Machado
2 meses atrás

Parabéns 👏

1+
Ricardo Lawrenz
Ricardo Lawrenz
2 meses atrás

Parabéns pela conquista! Sentimos muito orgulho de vocês! A professora querida nosso abraço e gratidão pela dedicação.

1+
Renata
Renata
2 meses atrás

excelente

1+
Elizabete Barbosa Gil
Elizabete Barbosa Gil
2 meses atrás

Ótimo. Assunto muito importante.

1+
Jussara Hoffmann
Jussara Hoffmann
2 meses atrás

Parabéns 👏👏👏

2+
Isabel Grings
Isabel Grings
2 meses atrás

Parabéns! Assunto muito importante!

1+
Liliane
Liliane
2 meses atrás

Parabéns pelo projeto.

1+
Roseane
Roseane
2 meses atrás

Parabéns aos alunos

0
Marisa Naves
Marisa Naves
2 meses atrás

Eu apoia essa tese sou totalmente a favor de ajudar crianças com teia

0
Maria das Graças dos Santos Porto
Maria das Graças dos Santos Porto
2 meses atrás

Parabéns pelo projeto! Quanto mais discutirmos e estudarmos, maior será a inclusão e compreensão das pessoas com TEA!

0
Aline Regina de Oliveira
Aline Regina de Oliveira
2 meses atrás

Parabéns meninos,muito bom ver adolescentes assim com a visão da inclusão 🙏

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Cassiano Caragnato
João Victor Mewius
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