AUXILIANDO ALUNOS COM DISLEXIA: COMPORTAMENTOS A SEREM DESEMPENHADOS POR PROFESSORES NO CONTEXTO ESCOLAR
Resumo do projeto
A Dislexia do Desenvolvimento (DD) é um transtorno de aprendizagem que afeta de 10% a 15% da população, ou seja, 2 milhões de pessoas por ano. A definição mais aceita é a que foi dada pela International Dyslexia Association (IDA, 2002) que classifica a Dislexia do Desenvolvimento como um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Entendendo a Dislexia acarreta em dificuldades significativas no processo de aprendizagem dos alunos, o presente estudo objetiva caracterizar comportamentos que professores podem apresentar para auxiliar um aluno com dislexia no contexto escolar em seu processo de aprendizagem. Para tanto, os aspectos metodológicos deste trabalho foram divididos em cinco etapas e foram baseados em pesquisas como Beltramello (2018) e Carvalho (2014). A etapa 1 consistiu na definição de descritores de busca; critérios de inclusão, exclusão e fontes de informação. Foram recuperados arquivos pela análise de título, seguido da leitura dos resumos e avaliando se compreendem os critérios de inclusão e exclusão. A etapa 2 consistiu em identificar componentes de comportamentos que ajudam o aluno com dislexia no processo de aprendizagem no contexto escolar, a serem desempenhados por professores, em trechos das fontes de informação selecionadas na etapa 1. A etapa 3 do projeto consistiu na derivação de possíveis comportamentos que auxiliam o aluno com dislexia no processo de aprendizagem no contexto escolar, que não foram explícitos no texto original da fonte de informação, mas que poderiam ser considerados para a listagem final de classes de comportamentos. Já a etapa 4 consistiu na avaliação da linguagem utilizada para descrever os componentes identificados e derivados a partir dos trechos das fontes de informação. A avaliação foi realizada por um juiz (um psicólogo analista do comportamento). Por fim, a etapa 5 consistiu na diagramação do material instrucional para professores e em uma intervenção de instrução à professores de um colégio particular da cidade de Londrina-PR, sobre os comportamentos identificados. Como resultados da etapa 2, foram selecionados 5 artigos científicos que compreenderam os critérios. Utilizando os artigos, foi possível identificar 20 classes de estímulos antecedentes, 40 classes de respostas, 29 classes de estímulos consequentes e 40 classes de comportamentos intermediários. Com os comportamentos adequados após a avaliação de juiz, estes foram organizados em 5 grandes categorias. Sobre o conteúdo das classes, é possível analisar que estabelecer um processo específico de aprendizagem para cada aluno disléxico envolve não somente o cotidiano nas salas de aula, englobando, também, as avaliações e determinadas adaptações para melhora do desempenho e um acompanhamento individualizado do aluno. Os dados sobre a intervenção com os professores ainda estão em análise. No entanto, o projeto cumpre com seus objetivos propostos, não somente caracterizando ações que auxiliem alunos com dislexia em seu processo de aprendizagem, mas, também, ofertando instrução para professores sobre como conduzir essas ações com os alunos.
Excelente apresentação. Tema muito relevante para sociedade.
2+
CIRLEIA F S NASCIMENTO
6 meses atrás
Parabéns Lucas.
1+
Débora
6 meses atrás
Excelente trabalho
1+
Renata Bernardes
6 meses atrás
Parabéns, excelente trabalho
1+
João
6 meses atrás
Vai Tuf!!!
1+
Érica Alessandra
6 meses atrás
Excelente trabalho e tão necessário disseminar informações sobre este tema. Parabéns, João!
1+
Lais
6 meses atrás
amei!!! Que trabalho incrível
2+
Iara Ohara
6 meses atrás
Parabéns João , amei o seu trabalho!!!
1+
Alessandra Rossetto
6 meses atrás
Estudos como esse proporcionam qualidade acadêmica para alunos e professores que unidos podem otimizar recursos para uma sala de aula mais inclusiva respeitando o ritmo de aprendizagem de um aluno com Dislexia. Parabéns pela coragem de trabalhar esse assunto.
1+
Ana Claudia Araujo
6 meses atrás
Parabéns, muito bom!
1+
Paula Massi
6 meses atrás
João seu trabalho é de imensa relevância para os alunos e para os professores! Você é um menino muito corajoso e especial, fazendo de uma dificuldade uma escada para seu autoconhecimento e partilha com aqueles que desejam fazer uma educação significativa e respeitosa! Parabéns! Muita admiração por você!
2+
Paula Carvalho
6 meses atrás
Parabéns, João!
2+
Kassima
6 meses atrás
Muito bom…. Parabéns
3+
Cristiane Leite
6 meses atrás
Parabéns, João! Excelente trabalho e apresentação!
3+
Elzo
6 meses atrás
Excelente trabalho, sobre tema de muita relevância. Parabéns, João!
3+
Jaqueline Silveira
6 meses atrás
Parabéns por trazer para o conhecimento e discussão um tema tão importante!
3+
Maria Eduarda
6 meses atrás
Parabéns!! tá muito legal!
3+
PAULO HENRIQUE BARBARÁ
6 meses atrás
Projeto com conteúdo relevante dentro da área de educação atual, importante levantar essa questão.
3+
Gabriela Dutra
6 meses atrás
Muito bom, parabéns!!
3+
Last edited 6 meses atrás by Gabriela Dutra
Pedro Yuichi
6 meses atrás
Muito bom João, seu projeto está espetacular, achei muito bom pra sociedade
3+
Last edited 6 meses atrás by Pedro Yuichi
cecília rezzadori
6 meses atrás
Parabéns! projeto de extrema importância
2+
Marcos
6 meses atrás
Que alegria ver seu crescimento e levando ao mundo o conhecimento e a informação! Parabéns JOÃO
Muito bom! Extremamente importante a visibilidade para esse assunto. Parabéns
Muito legal a ideia, parabéns!
muito daora, achei incrivel o como voce apresentou esta cada vez evoluindo
Excelente muito bom
Tema de extrema relevância! O suporte para o aluno com dislexia é muito importante!
Parabéns! Excelente trabalho. Orgulhosa de você sempre
Excelente trabalho João!!!
Parabéns pela escolha de um tema extremamente significativo para as famílias e principalmente no contexto escolar.
.
Excelente apresentação. Tema muito relevante para sociedade.
Parabéns Lucas.
Excelente trabalho
Parabéns, excelente trabalho
Vai Tuf!!!
Excelente trabalho e tão necessário disseminar informações sobre este tema. Parabéns, João!
amei!!! Que trabalho incrível
Parabéns João , amei o seu trabalho!!!
Estudos como esse proporcionam qualidade acadêmica para alunos e professores que unidos podem otimizar recursos para uma sala de aula mais inclusiva respeitando o ritmo de aprendizagem de um aluno com Dislexia. Parabéns pela coragem de trabalhar esse assunto.
Parabéns, muito bom!
João seu trabalho é de imensa relevância para os alunos e para os professores! Você é um menino muito corajoso e especial, fazendo de uma dificuldade uma escada para seu autoconhecimento e partilha com aqueles que desejam fazer uma educação significativa e respeitosa! Parabéns! Muita admiração por você!
Parabéns, João!
Muito bom…. Parabéns
Parabéns, João! Excelente trabalho e apresentação!
Excelente trabalho, sobre tema de muita relevância. Parabéns, João!
Parabéns por trazer para o conhecimento e discussão um tema tão importante!
Parabéns!! tá muito legal!
Projeto com conteúdo relevante dentro da área de educação atual, importante levantar essa questão.
Muito bom, parabéns!!
Muito bom João, seu projeto está espetacular, achei muito bom pra sociedade
Parabéns! projeto de extrema importância
Que alegria ver seu crescimento e levando ao mundo o conhecimento e a informação! Parabéns JOÃO
Parabéns pelo excelente trabalho João.
Parabéns pelo trabalho, João!