Neste projeto científico nosso objetivo é abordar um tema crucial porém frequentemente negligenciado: o uso inadevido de palavras que podem ser ofensivas e preconceituosas para algumas pessoas. A justificativa para o desenvolvimento deste projeto deve-se à preocupação com o uso de palavras que podem ser ofensivas e preconceituosas para algumas pessoas. Muitas vezes empregamos essas palavras sem compreender suas origens ou significados verdadeiros o que pode resultar em problemas mesmo sem a intenção de causar mágoa. Assim uma reflexão mais profunda sobre o vocabulário cotidiano torna-se crucial. O problema investigado é que muitas palavras utilizadas de maneira casual têm raízes em preconceitos históricos e discriminação. Portanto, é fundamental estar atento ao vocabulário utilizado e ao context no qual essas palavras são empregadas. Refletir sobre o significadoe o impacto das palavras escolhidas podem auxiliar na promoção de um ambiente mais inclusive e respeitoso. O objetivo deste estudo é alertar as pessoas sobre o potencial preconceituos de algumas palavras usadas diariamente e incentivar adoção de termos alternativos mais inclusivos. O conceito “preconceito” foi explorado como o ato de fazer julgamentos ou emitir oipiniões antes de realmente conhecer o objeto do julgamento. Foram analisadas diversas formas de preconceito, incluindo julgamentos baseados em características como cor de pele, gênero, classe social, sexualidade, origem geográfica, entre outras. Foi destacado o conceito de racismo estrutural, que muitas veze opera de maneira sutil, resultando em pequenas ações discriminatórias no cotidiano. A pesquisa também abordou a discussão sobre o uso dos termos “preto” e “negro”, com ênfase na importância de empregá-los de maneira positiva e não associada a conotações negativas. Foi ressaltada a necessidade de uma reflexão cultural mais ampla sobre o significado dessas palavras na sociedade brasileira. Foram conduzidas dinâmicas educativas para sensibilizar diferentes faixas etárias sobre o impacto das palavras no dia a dia. Observou-se que muitas expressões cotidianas podem ter origens racistas como “lista negra” evidenciando a importância de substitu-i-las por termos mais neutros e inclusivos. Conclui-se que é fundamental promover o respeito e a empatia nas interações diárias. Ensinar desde cedo sobre a importância de escolher palavras com cuidado e consciência ajuda a formar uma geração mais atenta e respeitosa. Dessa forma contribuímos para uma sociedade mais justa e igualitária onde todos se sentem valorizados e respeitados desde a infância